Estratégia com multifranqueados faz redes crescerem na pandemia

Em 2021, Mercadão dos Óculos já comercializou 78 lojas para esse público; hoje, pouco mais de 50% das franquias da marca são de multifranqueados

Para se livrar da crise gerada pela pandemia, as franquias tiveram de adaptar suas estratégias de expansão. O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores redes do Brasil, apostou nos multifranqueados.

“Das 225 franquias que vendemos em 2020, 45% foram para multifranqueados”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos. “Eles são a melhor propaganda que uma rede pode ter”, acrescenta.

E não parou por aí. Em 2021, a estratégia se manteve e o Mercadão dos Óculos já comercializou mais de 78 franquias para multifranqueados. Hoje, das mais de 550 lojas em todo Brasil, pouco mais de 50% pertencem a esse público.

“Em geral, são franqueados que logo nos primeiros seis meses de operação já percebem a rentabilidade do negócio e, para não perderem as praças disponíveis próximas da região, já adquirem a segunda ou terceira unidade”, afirma Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos. “Da segunda loja em diante, damos uma condição especial na taxa de franquia”, diz.

Aliás, essa é uma tendência dentro do franchising. A última pesquisa sobre o tema realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), de 2019, já mostrava o crescimento desse público dentro das redes. Segundo a entidade, o volume de redes com multifranqueados aumentou de 74,5% em 2018 para 82% em 2019.

“Esse crescimento com quem já conhece o modelo de negócio traz ainda mais qualidade para a rede. Não à toa, recebemos novamente cinco estrelas no Melhores Franquias do Brasil”, destaca Freitas. Esta foi a quinta vez consecutiva que o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 170 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.