Para continuar empreendendo, paraense muda de segmento e abre primeira unidade da franquia MyLash na região Norte

Em busca de negócios rentáveis, inclusive nesse período de pandemia, Cleide Borsoi escolheu a MyLash – rede especializada em extensão de cílios com técnica internacional, para empreender em Belém, a primeira unidade da marca na região Norte

Ser dono do próprio negócio proporciona mais autonomia. Nesse atual cenário em que estamos vivendo muitas pessoas que migraram para o empreendedorismo se apoiaram no franchising para abrir a própria empresa. Esse modelo de negócio é a porta de entrada para os empreendedores de primeira viagem que conta com a experiência e know-how da franqueadora para auxiliar na condução do novo negócio.

Porém, até mesmo quem possui anos de experiência no mercado vem optando pelo formato de franquia para continuar empreendendo. Entre um dos motivos está o nome já ser conhecido no mercado, e claro, o suporte em todas as etapas do empreendimento.

Apaixonada pelo segmento de beleza, a paraense Cleide Borsoi foi uma das milhares de empreendedores a ter o negócio prejudicado com o início da pandemia. Durante 17 anos atuou como representante no ramo de moda comercial em sua cidade natal, Belém (PA). “Na pandemia não era viável as empresas que eu trabalhava fabricarem mostruários para minha região e fomos dispensados. Assim, pensei em mudar de negócios”, relembra Cleide.

Quando estava passando férias na casa da sua irmã em Dubai (nos Emirados Árabes Unidos), ela a levou para colocar extensão de cílios com uma russa. A técnica o impressionou tanto, que a princípio queria trazer essa profissional ao Brasil para dar cursos em Belém, porém o investimento não seria viável.

A empresária conta que enxergou grande potencial com esse trabalho, tendo em vista a carência desse tipo de serviço em Belém e foi em busca de negócios nesse segmento. Após pesquisas na internet encontrou a franquia MyLash, pioneira em trazer para o Brasil a técnica de volume russo, além de desenvolver outros tipos de técnicas internacional.

Cleide sabe bem o que a espera nesse novo negócio e o que vai enfrentar. A experiência dos últimos anos como empresária no setor de moda serviu como uma base para aprimoramento. Mesmo se tratando de negócios distintos, ela busca unir sua paixão pela moda e beleza em um único espaço.

“Analiso que o mercado vem se movimentado, principalmente com o retorno de eventos e viagens, e o setor de beleza já começa retomar suas atividades. A mulher é vaidosa, e busca sempre estar bela, inclusive com um olhar marcante”, avalia a franqueada.

A empreendedora escolheu o modelo Maison, o maior da MyLash com cinco cabines de atendimento para cílios, uma cabine para estética facial, uma cadeira de sobrancelhas e uma estação para unha, para conduzir o negócio, que está previsto para ser inaugurado ainda na primeira quinzena de outubro.

Além da extensão de cílios, a MyLash desenvolve outros serviços como design de sobrancelhas, brown lamination, lash lifting, micropigmentação, microblading, estética facial, alongamento de unhas e maquiagem.

Franchising presente no Norte

O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar após ser considerado como não-essencial sofreu com o fechamento das lojas, mas com as adaptações às regras de isolamento conseguiu driblar a crise e retomar com números surpreendentes de crescimento.

Hoje, com todos os serviços funcionando presencialmente 100%, dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), referente ao 2º trimestre deste ano, revela que esse segmento é o que mais domina na região Norte do país, e representa 16,2% da participação em número de unidades ativas, ou seja, 1.615 lojas. Em seguida, está o de Serviços e Outros Negócios, que representa 16,2% da participação de unidades; Moda, com 15,7%, e Casa e Construção, com 12,4%.

Ainda segundo a Associação, o Norte conta com 8.513 unidades em operação, um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando registrou 8.237 unidades. O faturamento também cresceu consideravelmente nessa região, em 35,6% quando registrou mais de R$ 2,175 bilhões durante o período analisado.

Carina Arruda, CEO e co-fundadora da franquia MyLash conta que projeta aumentar seu faturamento, incluindo seu plano de expansão para a região Norte e pretende chegar até 2022 com 15 lojas ativas somente nessa região. Cidades acima de 100 mil habitantes são propícias a receberem o modelo de negócio da MyLash.

“Com alguns locais sobrecarregados, como é o caso da região Sudeste, que conta com a maior parte de investimentos em franquia, a tendência do mercado é voltar olhares para locais ainda pouco explorados, mas que tem grande potencial para receber novos negócios”, analisa Carina.

A região Norte é a maior das cinco regiões brasileiras – composta por sete estados – e apesar da economia ser movimentada por atividades industriais, além da agricultura e pecuária, o Norte tem se mostrado como um bom lugar para quem busca abrir o próprio negócio através do franchising.