Setor de franquias volta a aquecer mercado em 2021

De acordo com pesquisa da ABF, ramos como o de serviços educacionais apresentaram alta considerável no segundo trimestre

Dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam crescimento do setor de franquias, em geral, no segundo trimestre. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, o segmento apresentou recuperação e segue em evolução depois da baixa causada pelo cenário da pandemia. Acredita-se que essa melhora esteja ligada à flexibilização das medidas de segurança e adesão à vacinação, movimentando o mercado nesse momento pós-pandêmico.

No setor de serviços educacionais, o faturamento no período foi de R﹩41.140, apontando uma alta considerável. Maria Cláudia Amaro, fundadora da Rhyzos Educação, empresa que fomenta iniciativas pela educação básica no Brasil e que é detentora do Sistema de Ensino Bilíngue Twice, comemora o crescimento e destaca as vantagens de se tornar um franqueado nesse momento de aquecimento do mercado. “Criar um empreendimento do zero exige, na maioria das vezes, mais tempo de planejamento e pesquisa de mercado, isso sem contar no alto investimento. No caso das franquias, esse é um processo já resolvido, o que faz com que o empreendedor tenha maior conforto em começar seu negócio”, explica.

Ainda de acordo com Maria Cláudia, franquias são apostas estratégicas inteligentes e que valem o investimento. “Com as taxas de desemprego crescendo cada vez mais, ter o próprio negócio se tornou uma opção inteligente, isso sem contar no respaldo que um iniciante tem de já começar no mercado com um método de trabalho oferecido pelo franqueador”, completa.

Ela explica que uma das principais vantagens de investir em franquias de educação é o prazo médio do retorno do investimento inicial. Ao contrário de outros segmentos, nos quais isso ocorre mais no médio e longo prazos, um diagnóstico realizado em 2019 pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) demonstrou que, no âmbito da educação, este período vai de um a dois anos para 57% dos franqueados. Para outros 30%, fica entre dois e três anos.

“Além deste aspecto financeiro, atuar com franquias de educação significa contribuir significativamente na preparação de profissionais melhor capacitados para obterem renda num mercado de trabalho cada vez mais exigente”, finaliza Maria Cláudia Amaro.