A pandemia atrapalhou os planos de expansão da maior parte das redes de franquias. Algumas, no entanto, nadaram contra a maré. É o caso do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes do franchising. Desde o começo da crise sanitária, o Mercadão dos Óculos dobrou de tamanho. A estratégia? Expandir para pequenas cidades e investir em novos multifranqueados.
Em 2019, a rede fechou o ano com 237 lojas. Na ocasião, pela primeira vez, o Mercadão dos Óculos entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil. E não parou por aí.
De março de 2020 para cá, o Mercadão dos Óculos comercializou 317 franquias, sendo 40% para municípios com até 30 mil habitantes. Delas, 80% foram compradas por multifranqueados, ou seja, que já têm outra unidade da rede. Hoje já são mais de 550 franquias no total – mais que o dobro –, sendo 432 em operação.
“Muitos franqueados de primeira viagem perceberam o potencial do negócio logo no primeiro mês de inauguração, quando faturaram acima do esperado”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos. “No mês seguinte, ou poucos depois, já investiam em uma nova unidade para garantir o ponto da região”, completa. Atualmente, 53% das franquias da rede pertencem a multifranqueados.
Outro número positivo do Mercadão dos Óculos são as inaugurações do primeiro semestre: 70 em plena pandemia! “No ano passado, abrimos 127 lojas no total. Neste, em apenas seis meses, já superamos a metade”, comenta Freitas.
Em agosto deste ano, o Mercadão dos Óculos chegou a 100 inaugurações. Só neste mês, foram 11 aberturas em cidades como, Chopinzinho (PR), Porto Ferreira (SP) e Santana (AP), ou seja, a expansão atingiu praticamente todas as regiões do Brasil.
Aumento no ticket médio
De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão dos Óculos cresceu 15% mesmo com a menor circulação de pessoas nas lojas físicas. A explicação? Investimento em transformação digital.
Em março do ano passado, o Mercadão dos Óculos começou a utilizar uma nova ferramenta de venda e gestão desenvolvida pela Linx, líder em tecnologia para o varejo, em parceria com a VisioLens: a solução Microvix Vision, um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física e que hoje automatiza 87% das franquias.
Na prática, tudo funciona por meio de um tablet. Durante a compra, o vendedor apresenta para o cliente demonstrações interativas que simulam o efeito de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas (basta escolher a opção, apontar a câmera do tablet para qualquer lugar da loja e ver o resultado), além de calcular proporções e medidas. “A venda fica mais didática, o cliente entende mais sobre o assunto e se sente mais confortável para investir em um produto de melhor qualidade”, destaca Fabio Nadruz – Diretor de Operações da Rede.
O Visiolens também simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo. Com isso, o gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes.
Com isso, o Mercadão dos Óculos aumentou em 30% o ticket médio das unidades. “Desde o início, buscamos atender o cliente como consumidor de varejo, com uma experiência diferenciada, preço justo e opções de qualidade, e não como um paciente, como muitas óticas fazem”, analisa o CEO.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.