O empreendedorismo continua se movimentando mesmo em período de pandemia. As feiras virtuais de franquias dão aquele empurrãozinho e proporcionam oportunidades de expansão às redes, mesmo que a distância, e auxiliam aqueles que procuram pelo negócio próprio através do franchising.
Seguindo um calendário de eventos virtuais, Brasília (DF) e Goiás (GO) são as próximas capitais a receberem mais uma edição da Feira Virtual de Franquia (FVF), que ocorrerá no dia 22 de julho (quinta-feira), das 10h às 20h.
Com negócios a partir de R$ 1 mil que engloba os mais variados segmentos como alimentação, beleza, serviços, moda, hotelaria, entre outros, contará a participação de mais de 40 expositores.
O evento é organizado pela NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias – que é realizado através de videoconferências, na qual os interessados poderão se inscrever de forma gratuita no site da FVF (www.feiravirtualdefranquia.com.br) e escolher as marcas que deseja obter informações para abrir um negócio.
Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia, conta que o evento virtual é um caminho mais assertivo para atrair empreendedores que têm dificuldade de acessar boas oportunidades de negócios.
“Nessa edição o foco é Brasília e Goiás, bem como pessoas interessadas de toda região centro-oeste, ou seja, sem a necessidade de sair de casa é possível ter um contato direto e maior conhecimento sobre a rede. Isso gera resultados satisfatórios de ambas as partes, expositores e investidores. Economia de tempo, de dinheiro, otimização de fluxos são alguns dos fatores que mais impactaram a adesão a esse novo formato de feira”, diz o empresário.
Branco revela que os negócios baratos são os queridinhos da maioria de quem busca empreender. “Muitas das pessoas que participam nunca empreenderam, então ainda há resistência de abrir um negócio que exige um capital maior. Por serem modelos enxutos, compactos e na grande maioria conduzidos home office, o retorno do investimento acaba sendo rápido e em poucos meses. Após sentirem essa confiança e adaptação no negócio é comum vermos franqueados migrando para o modelo de loja física”, frisa. O diretor acrescenta ainda que no evento Virtual também estarão participando negócios robustos, na qual o investimento chega a R$ 700 mil e que consequentemente o faturamento acaba sendo muito maior. “Há negócios para todos os tipos de bolsos e gostos. Esse é o diferencial da FVF: poder tirar dúvidas com consultores de diferentes segmentos, no mesmo dia, para que a pessoa consiga encontrar o melhor negócio que se encaixe com aquilo que ela está em busca e que tenha maior aptidão”, reforça.
Cidade planejada
Brasília foi planejada com o formato de um avião que orienta todos os moradores da cidade, com referência como Asa Sul e Norte. Com pouco mais de 60 anos, a cidade se desenvolveu rapidamente e por causa da sua renda local e possibilidades de aumentar a sua área de atuação em pontos estratégicos, diversas empresas apostam na região para levar seus empreendimentos a capital nacional.
Com uma das melhores estruturas para empreender, a cidade é um chamariz para receber novos negócios e para quem busca tornar um franqueado. Ainda dentro da região centro-oeste – composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal – hoje é possível encontrar oportunidades para investir em marcas que atuam em segmentos diversos, como alimentação, beleza, serviço, entre outros. Sendo a agropecuária como um mercado forte e atuante nessa região.
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2020 realizado pela Endeavor em parceria com a Enap, o Distrito Federal se destaca na 5ª posição. O ranking se baseia em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Outras informações sobre o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Brasília encerrou o ano passado com 3.775 unidades, 31.720 empregos diretos, além de faturamento de R$ 4,562 bilhões.
Em relação aos segmentos de atuação, o melhor desempenho ficou com alimentação, com 29,5% da participação por unidades no Distrito Federal. Em seguida vem o segmento de moda (15,8%); saúde, beleza e bem estar (14%); serviços e outros negócios (13,6%) e serviços educacionais (9,5%).
Ambiente fértil
O estado de Goiás é propício para todas as áreas, inclusive nacionalmente conhecido no mercado da moda, já que Goiânia concentra um dos polos de moda que mais cresce no país com pontos estratégicos para venda no atacado, oferecendo uma ampla diversidade de produtos e opções.
Mas é claro que também há espaço para outros segmentos que se revelam interessantes para quem está em busca de empreender. Segundo recente pesquisa divulgada pela ABF sobre o primeiro trimestre deste ano em Goiás revela que dentre os 12 ramos avaliados pela Associação – alimentação, serviços, saúde, entre outros – mostram que o faturamento dessas empresas cresceu 15,2%, registrando R$ 1,112 bilhão, o que corresponde a um terço do total registrado nesse período no Centro-Oeste, de R$ 3,68 bilhões.
Entre os segmentos que mais cresceram no faturamento das franquias está o de alimentação, comércio e distribuição, com 122,8% do total, seguido de casa e construção (107,4%), e de saúde, beleza e bem-estar (33,1%). Ainda segundo a pesquisa, 4.644 empresas franqueadas estão atuando no estado goiano, 2% a mais que no mesmo período do ano passado. Elas são responsáveis por 37.965 empregos diretos, tendo como carro-chefe o segmento de alimentação com a oferta de 30,5% desses empregos, seguido de serviços e outros negócios (22%).
Como participar
Para participar basta entrar no site http://www.feiravirtualdefranquia.com.br,escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião. Os inscritos podem participar de quantas reuniões desejarem.
A FVF ocorre mensalmente com foco nas capitais e até o momento já reuniu mais de 25 mil empreendedores, além de gerar mais de 500 acordos fechados e movimentar mais de R$ 3 milhões. A expectativa da organização para essa edição de Brasília é gerar ao menos 50 negócios e contar com a participação de 40 inscritos.