Setenta franquias no primeiro semestre. Este é o número de inaugurações que o Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores redes do Brasil, realizou no período, mesmo com a pandemia, e em todas as regiões do país.
“No ano passado, abrimos 127 lojas no total. Neste, em apenas seis meses, já superamos a metade”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos. “A projeção é inauguramos outras 107 ainda neste ano e bater a marca de 600 franquias”, completa. Atualmente, a rede conta com mais de 500 lojas entre operação e implantação.
De acordo com Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos, o trabalho com multifranqueados explica parte desta expansão. “Cerca de 53% das franquias da rede pertencem a multifranqueados. São investidores satisfeitos com o negócio, que compram a segunda, terceira ou quarta ótica da rede”, explica.
É o caso do franqueado Vitor Leite, que trabalhava na construção civil. Em janeiro deste ano, adquiriu a unidade de Eunápolis (BA). “Foi um sucesso logo na inauguração”, diz. Os resultados levaram Leite a comprar, no mês seguinte à abertura, a segunda loja, em Teixeira de Freitas (BA). Agora, o franqueado já pensa em outras duas franquias. “Até o final de 2022 pretendemos alcançar quatro franquias”, ressalta.
Transformação digital
De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão dos Óculos cresceu 15% mesmo com a menor circulação de pessoas nas lojas físicas. A explicação? Investimento em transformação digital.
Em março do ano passado, o Mercadão dos Óculos começou a utilizar uma nova ferramenta de venda e gestão desenvolvida pela Linx, líder em tecnologia para o varejo, em parceria com a Visio Lens: a solução Microvix Vision, um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física e que hoje automatiza 87% das franquias.
Na prática, tudo funciona por meio de um tablet. Durante a compra, o vendedor apresenta para o cliente demonstrações interativas que simulam o efeito de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas (basta escolher a opção, apontar a câmera do tablet para qualquer lugar da loja e ver o resultado), além de calcular proporções e medidas. “A venda fica mais didática, o cliente entende mais sobre o assunto e se sente mais confortável para investir em um produto de melhor qualidade”, destaca Nadruz.
O Microvix Vision também simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo. Com isso, o gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes.
Com isso, o Mercadão dos Óculos aumentou em 30% o ticket médio das unidades. “Desde o início, buscamos atender o cliente como consumidor de varejo, com uma experiência diferenciada, preço justo e opções de qualidade, e não como um paciente, como muitas óticas fazem”, analisa o CEO.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.