De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, cresceu 15% mesmo com as restrições impostas pela pandemia e a menor circulação de pessoas nas lojas físicas. A explicação? Investimento em transformação digital.
Em março do ano passado, o Mercadão dos Óculos começou a utilizar uma nova ferramenta de venda e gestão desenvolvida pela Linx, líder em tecnologia para o varejo, em parceria com a Visio Lens: a solução Microvix Vision, um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física e que hoje automatiza 87% das franquias.
Na prática, tudo funciona por meio de um tablet. Durante a compra, o vendedor apresenta para o cliente demonstrações interativas que simulam o efeito de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas (basta escolher a opção, apontar a câmera do tablet para qualquer lugar da loja e ver o resultado), além de calcular proporções e medidas. “Desta forma, a venda fica mais didática, o cliente entende mais sobre o assunto e se sente mais confortável para investir em um produto de melhor qualidade”, explica Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
O Microvix Vision também simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo. “O gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes”, afirma Claudio Alves, Head da Vertical de Shopping.
Por ser direcionada ao segmento, o Microvix Vision cobre etapas essenciais para as óticas. “Podemos nos comunicar e fazer a gestão de processos com fornecedores específicos do segmento, como os laboratórios de lentes, um universo muito diferente de um varejista de calçados, por exemplo”, exemplifica Freitas.
Com isso, o Mercadão dos Óculos aumentou em 30% o ticket médio das unidades. “Desde o início, buscamos atender o cliente como consumidor de varejo, com uma experiência diferenciada, preço justo e opções de qualidade, e não como um paciente, como muitas óticas fazem”, analisa o CEO.
O próximo passo para o Mercadão do Óculos, segundo o CEO, é com o apoio da Linx aumentar a robustez das vendas no digital, uma das tendências trazidas pela pandemia, mas ainda um desafio para as óticas. “Os consumidores de óculos são apegados à experiência da loja física, pois querem provar o produto, ver como fica no rosto”, diz. Alves projeta que, para obter sucesso no digital, o Mercadão deve focar em multicanalidade (omnichannel). “Será preciso integrar o físico e digital para atender um novo perfil de consumo da pandemia, inovar na experiência on-line e, ao mesmo tempo, respeitar o perfil atual do comprador de óculos”, finaliza.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.