Com o objetivo de alcançar 500 pontos de venda até o final de 2021, a 5àsec mira sua expansão para o estado do Rio Grande do Sul. A meta da marca é abrir 10 novas unidades no Estado. Ao todo, a rede possui 16 estabelecimentos em solo gaúcho e com a implantação das novas operações deve gerar um investimento de mais de R$ 2 milhões na região, além da geração de 50 empregos.
Fundada na França em 1968, a 5àsec chegou ao Brasil há 27 anos com a proposta de uma lavanderia inteligente. Com serviços que aliam a tecnologia e eficiência, a marca trouxe para os brasileiros maquinários importados e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. Atualmente, a rede é conhecida por ser a maior do segmento no País, com 468 pontos de venda.
Para a expansão na região Sul do Brasil, precisamente no Rio Grande do Sul, a marca mira as cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Cruz do Sul. Com cinco modelos de negócios, com investimentos que partem de R$ 95 mil, a rede enxerga grandes oportunidades para a ampliação das operações Express no Estado. O formato em questão foi lançado em 2020 e é destinado a cidades com população a partir de 100 mil habitantes. Por ser um ponto de venda mais enxuto, com uma metragem menor, o investimento para ser um franqueado deste modelo é a partir de R$ 210 mil.
“O Rio Grande do Sul tem uma economia baseada na agricultura, pecuária e indústria, inclusive a de calçados e têxtil, que são os principais fornecedores para o comércio e, consequentemente, se tornam o público-alvo. Sendo assim, as cidades gaúchas possuem um amplo mercado para a expansão da rede. Além disso, como nosso foco para a região é um modelo mais enxuto e econômico, entendemos que seja o ideal quem deseja investir de acordo com o atual cenário econômico brasileiro”, explica Alex Quezada, diretor de operações e novos negócios da 5àsec.
Definida como serviço essencial em grande parte do Brasil durante a pandemia, a rede de lavanderias ampliou o serviço de entregas e as vendas pelo e-commerce com o objetivo de atender seus consumidores e manter o faturamento de suas lojas. Com o movimento, a rede registrou um crescimento de 335% nas vendas online. “O resultado mostra que o nosso setor é resiliente e inovador. Buscamos oferecer aos clientes um conforto ao retirar e entregar suas roupas em casa, atrelado a um serviço de qualidade, principalmente ligado à higienização e sanitização das peças, temas que se tornaram relevantes nos últimos meses”, finaliza Quezada.