O Brasil conta com quase 140 milhões de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação (Abinpet). Destes quase 140 milhões, 54,2 milhões são cães, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes, além de 39,8 milhões de aves. Em 2020, ano marcado pela pandemia, enquanto alguns nichos perderam mercado, o pet foi um dos mais promissores para investir.
Um case que retrata este cenário é um crescimento expressivo de 200% de uma rede de padaria para pets, a Padaria Pet que, não só triplicou seu tamanho, como também encontrou novas maneiras de inovar num mercado que só expande. Em 2020, a rede fechou o ano com 18 novas franquias no Brasil, chegando também no Nordeste do país.
Para crescer, a marca optou por implantar novos formatos de negócios. Se antes a rede contava com lojas físicas, desde 2020 os quiosques passaram a integrar o portfólio de novos formatos de negócios para empreendedores. O novo formato foi uma das contribuições para a expansão da rede no país. “O setor pet é um dos mais promissores pelo crescimento no número de animais nos lares durante a pandemia e os tutores passaram a conviver mais tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do consumo de alimentos, artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi elencada como serviço essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande se comparado a outros setores do varejo.”, explica o diretor de expansão da Padaria Pet, Arquelau So.
Atualmente, as lojas físicas e quiosques da rede pet têm o valor inicial de R$ 85 mil no formato de quiosques e podem chegar até R$ 300 mil no formato de lojas, com lucros entre 13% a 17%. Para quem quer empreender e deseja entender melhor sobre o mercado pet, Arquelau explica mais detalhes abaixo:
Conheça seu propósito de vida
A conexão entre o propósito de vida de uma pessoa e a maneira que ela deseja transmitir isso no segmento pet é essencial, até porque o empreendedor enfrentará muitos desafios e sabemos que aliar o propósito da marca com o objetivo pessoal dele é fundamental para o sucesso do negócio.
Identifique soluções para problemas atuais
A identificação de uma dor e/ou necessidade de um dono de pet é a porta de entrada para conquistar a empatia do cliente.
Busque conhecimento e referência
A pesquisa é extremamente importante, procurar por fontes confiáveis que possam oferecer informações sobre o mercado, como: instituições, associações e entidades do nicho além da expertise de outros empreendedores da área.
Procure o ponto ideal
A escolha certa do ponto comercial corresponde a 75% do sucesso do negócio, principalmente se o local depender da comercialização de produtos como fonte de receita principal.
Além das dicas acima, Arquelau destaca ainda que a gestão de um negócio no setor pet requer cuidados, seja na administração ou na forma de conduzi-lo, ressaltando ainda a busca constante por inovação para superar as expectativas dos clientes, bem como acompanhar os competidores e ter planejamento para lidar com as incertezas do mercado.
“Um dos maiores desafios é a gestão do negócio, porque muitos empreendedores se preocupam apenas em realizar as tarefas que mais gostam, deixando de lado o gerenciamento financeiro, gestão de pessoas e controle de estoque, setores importantes para o bom funcionamento da empresa”, explica Arquelau.
Arquelau explica ainda que para compor uma boa equipe, o empreendedor deve aliar dois aspectos importantes: adquirir conhecimento e contratar pessoas que o complementem: “Muitas vezes os empreendedores tendem a contratar pessoas que tenham as mesmas habilidades que ele, mas na realidade, você deve contratar pessoas com outras habilidades, com características diferentes, para ter diversidade de ideias e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do negócio”.
Ele cita outros pontos importantes que podem ser realizados dentro de um treinamento de novos empreendedores. O trecho abaixo faz parte do treinamento aplicado a novos franqueados da rede:
- Constante inovação e diferenciação dos produtos: Faz parte do DNA da Padaria Pet investir na inovação de produtos de fabricação própria e avaliação crítica da coleção dos produtos dos fornecedores de outras marcas, os quais são revendidas nas franquias. Faz parte da rotina da marca estar atenta às oportunidades e tendências do exterior e ouvir os franqueados.
- Qualidade no atendimento: treinar os colaboradores para que eles tenham a real percepção de valor no que ele está oferecendo ao cliente e saibam o qual a importância do seu papel para a empresa.
- Exposição dos produtos: cada detalhe do local pode proporcionar experiências de compras diferentes ao cliente. Hoje, é preciso focar em trazer vivências novas para os consumidores.
- Análise de indicadores de performance: esteja sempre atento e analise periodicamente os indicadores de performance do seu negócio pet, número de vendas, ticket médio, taxa de conversão de venda, recorrência entre outros indicadores.
Projeções para o futuro
Apesar do impacto causado pela pandemia, a Padaria Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de 2021, além de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e outros acessórios.
Recentemente a Padaria Pet desenvolveu uma ração 100% natural e, em breve, lançarão uma refeição natural para cães e gatos sem a necessidade de congelamento.