Crescemos acompanhando a transmissão ao vivo na televisão para a venda de produtos. Na era digital, a estratégia passou a ser aplicada nas redes sociais, impactando um número significativo de pessoas por meio das chamadas “live commerce”. O conceito teve início na China, com alguns influenciadores digitais auxiliando marcas a apresentar melhor seus produtos e serviços. Hoje, a ferramenta vem sendo utilizada por diferentes negócios no Brasil, nos mais variados segmentos. Há 72 anos no mercado e com um projeto robusto de transformação digital, a Calçados Bibi promoveu esse tipo de iniciativa nos canais oficiais da marca e incentiva os franqueados a promoverem este tipo de ação, tendo como foco uma conexão mais próxima com o cliente e, consequentemente, um aumento nas vendas.
Para quem não sabe, a novidade para alguns consumidores é que esta ação tem como foco a comercialização de produtos ao vivo, mas de forma digital. De acordo com o índice de buscas no Google Trends, a estratégia de venda deve aparecer como tendência para o Brasil em 2021, pois o interesse pelo assunto registou um crescimento de 36,99% nos últimos três anos. Considerado mais humanizado por oferecer uma demonstração semelhante à experiência do cliente na loja física, a live commerce também gerou um alto faturamento mundial em 2020, somando US$ 170 bilhões, segundo a projeção da iResearch.
Seguindo esta tendência, para alavancar ainda mais as vendas da linha Light Flow, um tênis de luz para o público infantojuvenil, a Bibi promoveu uma live shop, também conhecida como live commerce, para que as mamães e os papais pudessem conhecer ainda mais sobre o produto, disponível em diferentes cores e até a numeração 35. As lives shops surgiram durante a pandemia para facilitar o acesso dos consumidores à vitrine de produtos das marcas. Realizada em 10 de junho, às 20h, a live sobre o Light Flow foi feita simultaneamente em todas as redes sociais de lojas da Bibi no Brasil e alcançou milhares visualizações no decorrer da apresentação. E este tipo de iniciativa está prevista com foco em outras ações, já que a Bibi tem um calendário programado de transmissões para apresentar todas as novidades da marca.
“O grande diferencial neste contexto é que, além de fomentar a marca de forma regional e direcionada ao público-alvo específico, a live promove um contato mais interativo, fazendo com que o consumidor possa enviar perguntas, dúvidas ou até mesmo elogios conforme é feita a apresentação dos produtos. Dessa forma, é possível que os franqueados promovam uma pequena exposição e consultoria aos clientes, que passam a contar com um tipo de venda efetuada de forma orgânica e mais ágil. Esta é uma prática que, cada vez mais, fará parte da rotina dos consumidores, principalmente daqueles mais conectados. O intuito é sempre promover uma experiência próxima e diferenciada em diversos canais, para que os clientes possam comprar onde, como e quando quiserem, sempre tendo boas lembranças e uma conexão com a marca”, finaliza a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.