Desde de pequeno, Fábio Farias sempre mostrou sua veia empreendedora. Aos 8 anos de idade, comprava canetas no centro da cidade para personalizar e vender aos colegas. Na adolescência, encontrou outras formas de ganhar seu próprio dinheiro com vendas de CDs, cartões telefônicos para colecionadores a até abadás da Micarande – carnaval fora de época.
Seu primeiro emprego formal foi como vendedor de cartuchos de tintas para impressoras. Trabalhava porta a porta e, logo no primeiro mês, superou as vendas da loja que o contratou. Pouco mais de três meses depois, Fábio abriu sua própria loja. Nesse período ele dividia o tempo entre empresário e estudante, concluiu duas graduações, em Geografia e Marketing e um MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.
Entre os anos de 2011 e 2014 atuou no setor de telefonia, e chegou a empregar uma média de 60 funcionários, o que lhe deu base e experiência com vendas e gestão de pessoas, a empresa de telefonia não deu certo e Fábio começou a viajar para os EUA e comprava produtos variados para comercializar no Brasil, mas sempre observando as práticas de varejo usada pelos americanos e focando na experiência de compra adotada na Disney sua maior inspiração.
Em 2014 foi inaugurada a primeira unidade da Love Gifts, com o propósito de oferecer muitas opções de presentes e decoração criativa para todo tipo de público. A inauguração aconteceu em Campina Grande, cidade natal do fundador, e logo se expandiu pelo Brasil.
“Nossa proposta era surpreender os clientes através de presentes criativos e personalizados”, comenta Fábio. Sempre em busca de um diferencial, em 2015, ele reformou uma Kombi ano 1974 e a transformou em uma loja itinerante. Outro feito do empreendedor foi aproveitar os festejos juninos para lançar uma coleção de lembrancinhas e presentes dedicados ao Maior São João do Mundo.
“Os turistas – e público local – se encantaram com a riqueza das peças produzidas. Nós buscamos incrementar os produtos com o charme e a cultura local, principalmente as miniaturas dos Pioneiros da Borborema e cartões postais da cidade”, relembra.
Franquear o negócio sempre foi um desejo de Fábio e, após testar o modelo de negócio, ele conseguiu replicar em diversas cidades do país. Hoje já são 32 unidades em funcionamento e a meta de inaugurar mais 21 franquias para fechar 2021 com 50 lojas em atuação.
Durante a pandemia do novo coronavírus, as lojas da rede precisaram ficar fechadas seguindo as recomendações estaduais, com isso, os franqueados da rede passaram atuar em casa, vendendo produtos através das redes sociais – como Instagram, Whatsapp e até mesmo o Mercado Livre. Com a alta demanda, Fábio percebeu um espaço a ser ocupado e criou o modelo home based. “Nesse modelo, o franqueado vai atuar exclusivamente com delivery local e regional e com nossos produtos próprios”, comenta.
Além disso, o empresário também percebeu um déficit de artigos de decoração para as datas comemorativas durante a pandemia. “Mesmo com o comércio fechado, havia a necessidade de presentear em datas comemorativas como dia das mães, pais, namorados, natal, etc. Como nossos fornecedores não tinham produtos para suprir essa necessidade da empresa, passamos a fabricar alguns itens”, pontua.
Essa ação fez com que a marca tivesse um crescimento de 300% em relação à 2019. “Nós possuíamos um faturamento de cerca de R$ 40 mil em produtos próprios e conseguimos atingir a marca de R$ 150 mil dependendo o mês”, comemora. Em relação à variedade, hoje a marca possui mais de 540 produtos próprios, em 2019, esse número era de 170. Para entregar as mercadorias para seus franqueados, Fábio foi pessoalmente em algumas unidades próximas à franqueadora.
Hoje a Love Gifts possui três modelos de negócios: Home Based, Loja Slim e Loja Smart com valor de investimento de R$29.900, R$98 mil e R$122 mil respectivamente, e o franqueado pode faturar mensalmente de R$ 10 a R$ 90 mil dependendo do modelo de negócio escolhido. A marca procura criar experiência de compras com seus clientes, por isso todas as unidades possuem “cheirinho” próprio e uma decoração incrível. O empresário afirma, que alguns franqueados já possuem interesse trocar o modelo home based para as lojas convencionais.