De olho em um mercado promissor e nas necessidades dos clientes, investir no segmento de serviços automotivos, como limpeza e estética, tem se revelado uma boa oportunidade para quem está em busca de empreender, principalmente seguindo o caminho das franquias.
São vários tipos de serviços que podem ser prestados, desde uma lavagem simples a uma limpeza mais completa do interior do veículo, polimento, limpeza do motor, oxi-sanitização, entre muitos outros cuidados.
Há no mercado várias modalidades de atuações, inclusive o delivery, que além de solicitar investimento mais baixo dá a oportunidade do franqueado ir de encontro até o seu cliente. Uma prática que se tornou ainda mais comum durante a pandemia.
De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura, a frota brasileira em janeiro deste ano correspondeu a 108,2 milhões de veículos. Estão presentes nesse total os veículos dos mais variados tipos, como carros, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros. São mais de 58 milhões de automóveis, o que representa 53,71% da frota; 23 milhões de motocicletas (22,11%); 4 milhões de motonetas, e quase 3 milhões de caminhões (2,66%).
Ainda segundo o Ministério, a região Sudeste lidera disparada com o maior contingente de veículos: são mais de 52 milhões do total do país. Em segundo lugar está o Sul com mais de 21 milhões, e Nordeste com quase 19 milhões.
Mas por que escolher uma franquia de estética automotiva? Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero, especializada em lavagem ecológica automotiva, a maior em número de unidades do Brasil, conta que a franquia possibilita fazer um treinamento ainda mais especializado, além do uso correto de produtos que não danifiquem o veículo. No caso da Acquazero, o modelo de negócio é ainda mais voltado a preservação do meio ambiente, já que em cada lavagem são usados apenas 300 ml de água, além de produtos biodegradáveis em todos os serviços.
Para aumentar a rentabilidade dos seus franqueados, a marca incentiva a adesão de prática de parcerias com empresas em gestão de frotas, como é o caso de concessionárias, por exemplo. “Essas parcerias conectam os seus clientes aos nossos franqueados para atendimento. Realizamos também ações de marketing para captação deste perfil de empresas e conectamos a unidade mais próxima para execução dos serviços”, explica o empresário.
Crescimento da receita
Importante para ter uma receita recorrente, aproveitando principalmente o atendimento em dias de baixa demanda no perfil de atendimento pessoa física, os atendimentos ocorrem na estrutura do cliente, o que permite crescer com equipe atendendo vários clientes ao mesmo tempo, sem a necessidade de investimento em infraestrutura.
Mol revela que ao criar parcerias de limpeza em frotas o faturamento do franqueado pode facilmente quadruplicar, já que uma característica é que normalmente esse perfil de cliente possui alta demanda imediata.
“Ao se dedicar também nessas parcerias um franqueado que tem uma receita média por volta de R$15 mil, com empenho e dedicação consegue aumentar seu faturamento para até R$45 mil. Claro que esse número pode variar conforme o número de parcerias entre empresas e a quantidade de veículos a serem limpos”, pontua Mol.
Atento às oportunidades
Entre os serviços mais procurados para serem executados dentro dessas parcerias está o de limpeza e higienização dos estofados, que levam em média cerca de 40 minutos (limpeza) e 1h30 (higienização) para serem concluídos.
“Tanto os franqueados do modelo home office, quanto aqueles com estrutura física tem a possibilidade de trabalhar através de parcerias. 30% dos nossos franqueados possuem este perfil de atendimento em sua operação”, acrescenta o diretor executivo da franquia Acquazero.
Palavra de quem buscou e alcançou
Em setembro do ano passado, em meio à pandemia, a jovem advogada Isadora Curi Quinteiro, de 28 anos, insatisfeita com o seu emprego e carreira resolveu empreender no próprio negócio. Ela abriu junto ao namorado uma franquia delivery da Acquazero, em Salvador (BA).
Sem experiência alguma com qualquer ramo de comércio e prestação de serviço ela não teve medo de arriscar. “O que mais nos atraiu foi o baixo custo de manter a franquia e de executar os serviços, e por ser algo de alta procura, sempre teremos pessoas lavando carros e estofados. Não é um ramo que vai extinguir e temos um leque grande para nos desenvolver. Ademais a forma de atendimento delivery também nos atraiu pela comodidade ao cliente e por não termos custo de ponto físico”, diz Isadora.
Assim que entrou na franquia ela não teve uma visão ampla das possibilidades que o segmento oferece. Participou de reuniões com os consultores da rede, conversou com franqueados até que algo despertou sua curiosidade como uma forma de ganhar mais dinheiro, inclusive de forma mais tranquila.
Com essa percepção foi atrás de todas as plataformas com o intuito de fazer parcerias de limpezas em frotas e cadastrou sua unidade. “Confesso que fiquei um tempo apenas aguardando, mas depois vi que precisávamos ser proativos e tentar contato pessoal com os gestores dessas frotas para oferecer nossos serviços e mostrar que estávamos presentes nessas plataformas”, relembra a empreendedora.
Sem sucesso de cara, recebeu muitos nãos e mal conseguia falar com os gestores. Mas seguindo as orientações da franqueadora e colocando-as em prática conseguiu uma importante parceria de limpeza com uma das maiores redes de refrigerante mundial. A negociação ocorreu em pouco mais de um mês, na qual teve que apresentar todos os benefícios da execução dos serviços ocorrerem diretamente na sede da empresa.
Hoje a operação da Isadora atende 60 carros por mês somente dessa empresa. “Contratamos um funcionário para ficar unicamente disponível para a marca e com o que recebemos dessa empresa pagamos o funcionário e tiramos nosso lucro sem muito esforço pessoal nosso. Por esse motivo, já estou à procura de outras frotas para implementar na minha unidade”, acrescenta a baiana sobre o crescimento da demanda, e consequentemente viu seu faturamento saltar 66% a mais.
Ela ainda acrescenta: “Hoje há um leque de oportunidades dentro do nosso ramo e não podemos nos enfraquecer. Se um lado não está dando certo, partimos para outro”, finaliza.