Quem tem pet que o diga: a pandemia está reformulando uma série de cuidados com os animais domésticos, como o tradicional banho e tosa nas clínicas veterinárias. A boa notícia é que o mercado pet vive um novo capítulo, focado em mais sustentabilidade e inovação.
É exatamente o que a Ser Natural faz, linha vegana de produtos de beleza para bichinhos de estimação da Fórmula Animal, franquia de farmácias de manipulação para os pets. A marca conta com produtos como shampoo sólido, condicionador, hidratante, desembaraçadores e até espuma de banho — detalhe: são livres de sulfato, silicone, corantes e essências.
De olho no mercado — O surgimento da nova gama de produtos naturais veio com a percepção da necessidade ainda maior de itens que causem o menor impacto possível nos pets e no meio ambiente. Aliado a isso, o setor está em crescimento e a previsão é de que tenha faturado R$ 40 bilhões em 2020, que é 13% maior em relação a 2019.
Outra vantagem está diretamente ligada ao confinamento que os brasileiros estão vivendo. Por conta disso, muitos pais e mães de pets começaram a optar pelo cuidado em casa mesmo, como na hora do banho. E todos os produtos são fáceis de usar, intuitivos e inovadores, já que chegam na casa do cliente dando a autonomia suficiente para que possa cuidar do animal com o cuidado e carinho que ele merece.
As novidades reforçam um importante crescimento e solidificação do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimaçã (Abinpet), hoje o mercado para animais de estimação representa 0,36% do PIB brasileiro. Sendo que as áreas de medicamentos veterinários (Pet Vet) e cuidados com a higiene e saúde do pet (Pet Care) somam uma importante participação no faturamento: 17,7% e 8,4%, respectivamente.
“Quando a pandemia nos forçou a mudar hábitos, vimos que muitos dos nossos clientes passaram a ressignificar alguns dos momentos mais gostosos de passar com seus peludos, como a hora do banho. Mas, as pessoas também passaram a investir em opções modernas e que não tragam riscos aos bichos nem ao meio ambiente”, comenta Renata Piazera, sócia da marca e da franquia.
Já Marcelo Piazera, também sócio, destaca que “todos os produtos da marca são hipoalergênicos e formulados com óleos essenciais que, ainda trazem um efeito especial terapêutico para os pets”.
O bom, reforça Marcelo, é que “nenhum é considerado medicamento – os papais de pets podem usar durante o banho do animal, ou até durante o passeio. Vale lembrar que a linha conta com os benefícios dos óleos essenciais, que ajudam na melhor do comportamento, no combate da ansiedade, estresse e proporcionam relaxamento”.