A maternidade é transformadora e um momento de muitas mudanças na vida de qualquer mulher. O sentimento de querer fazer sempre mais e melhor para cuidar dos filhos é unânime entre as mães. Porém, diante de uma sociedade ainda patriarcal, surgem algumas dificuldades, sobretudo no mercado de trabalho. Dados divulgados pela FGV, afirmam que em torno de 50% das mulheres são demitidas em até 2 anos após retornarem da licença maternidade.
Para algumas, surge a opção e a oportunidade de empreender, pois dessa forma, se pode ter mais tempo para se dedicar aos filhos. Fabiana Machado é um exemplo disso.
Empreendedora, Fabiana é mãe da Laura, de 4 anos e do Kaleb, de apenas 6 meses. Franqueada Yes! Cosmetics há 5 anos, começou como revendedora e enxergou na marca um grande potencial. Quando Fabiana abriu sua primeira franquia, sua filha mais velha ainda não tinha nascido.
1 ano depois, a empresária decidiu engravidar e a maternidade trouxe vários desafios, entre cuidar do bebê e cuidar do seu negócio, que também era relativamente novo.
“Eu mato um leão por dia pra dar conta de toda a minha rotina, pra me dedicar aos meus negócios e me dedicar totalmente aos meus filhos”.
Fabiana comenta que seu marido é seu grande parceiro e incentivador. “Sem
ele eu não teria encontrado a Yes!, não teria descoberto a minha verdadeira vocação e também não teria os meus filhos”.
A empresária comenta ainda que na Yes! Cosmetics, ela não vende apenas produtos, vende emoção e sentimento, pois a Yes! trabalha com beleza e auto estima.
Fabiana relata que para ela, uma mulher precisa se sentir bem com o seu trabalho, para poder deixar seus filhos em casa com a cabeça tranquila e que se sente totalmente realizada sendo uma franqueada Yes! Cosmetics.
A empresária ainda está amamentando e mesmo em plena pandemia, ela consegue administrar bem seu tempo em casa e também o seu negócio.
“Eu sou muito abençoada de poder ter tido dois filhos e de ser empreendedora. Eu nasci pra isso. Hoje, eu me sinto uma mulher completamente realizada e bem sucedida com as escolhas que fiz”, comenta.