Empreendedorismo feminino alavanca expansão de microfranquias

No Mês da Mulher, franqueadoras promovem ações para apoiar o empreendedorismo feminino

As mulheres já representam 48,7% do empreendedorismo no Brasil, de acordo com os dados da Global Entrepreneurship Monitor. Mesmo diante de todos os obstáculos e preconceitos que persistem na sociedade, das crises econômicas, da pandemia e de ter que conciliar as gestões dos negócios e da família, elas seguem superando desafios e inovando em diversas áreas. E no franchising não é diferente.

Um exemplo nesse sentido é a Cuidare Brasil, uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país. Fundada em 2016 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, pelo casal Etevaldo Miranda e Izabelly Miranda, a Cuidare surgiu a partir da constatação da carência de serviços de cuidadores qualificados e que atuassem de forma humanizada. A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, tornou-se franquia e passou a dar oportunidade para outras empreendedoras. Atualmente, as mulheres correspondem a mais de 70% dos postos de liderança da rede, que está presente em 20 estados brasileiros, o Distrito Federal e Portugal com mais de 80 unidades.

Já a professora Mariza Gottdank decidiu empreender em 2010 ao criar uma consultoria de idioma para empresas com funcionários em dificuldade para aprender inglês, a Dank Language, após 20 anos de atuação em escolas de idiomas. A empreitada evolui para conquistar novos públicos e a educadora desenvolveu para o seu negócio um método diferenciado: um blend de atividades unindo softwares de correção de pronúncia às técnicas de desbloqueio da conversação. Com o sucesso do método, a marca virou Dank Idiomas e foi transformada em microfranquia em 2018. A aposta passou a ser no modelo de ensino a distância, neste caso, no modelo de escola móvel, com material digital e impresso que, com base em compartilhamento de telas oferecido por plataformas de videochamada, permite ao franqueado oferecer aulas em qualquer lugar, seja em casa, empresas ou até em um café, sem necessidade de instalar-se em ponto comercial e fazendo a sua própria rotina. Nos dois primeiros anos, foram vendidas 3 franquias, mas foi em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, que a empreendedora viu a sua rede disparar: foram 11 novas unidades, sendo duas no exterior, no Uruguai e no Canadá. No Brasil, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Goiás. Já a procura de alunos aumentou em 30%. “Por ser uma microfranquia com investimento inicial de apenas R$ 7,5 mil, tornou-se uma oportunidade – entre professoras, em especial – para empreender num momento de retração do mercado de trabalho e sem sair de casa”, explica.

Para o Mês da Mulher, as franqueadoras realizam ações para incentivar o empreendedorismo feminino. Na Cuidare Brasil, aquelas que adquirirem a sua franquia no mês de março terão isenção no pagamento de royalties por seis meses. No caso da Dank Idiomas, o objetivo é atingir potenciais franqueadas, mas também novas alunas em diferentes unidades. Todas que adquirirem qualquer modelo de franquia do curso ganharão uma cafeteira Dolce Gusto para compor o home office. Para as aulas de inglês, nas unidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, três amigas pagam apenas um preço de mensalidade. A do Rio também disponibiliza material gratuito para cursos de inglês e espanhol. Já as de Goiânia, Teresópolis e Petrópolis oferecem 50% de desconto para duas amigas que se matricularem. Lembrando que as ações são válidas apenas no mês de março.