Segmento de Comunicação mantém o crescimento no franchising

Segundo estudo, mesmo pequeno, o setor obteve um crescimento de 0,1% no último trimestre de 2020

A Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que em dados gerais, o setor regrediu 10,5% em 2020. Com o faturamento de R$ 167,1 bilhões, é possível afirmar um recuo de quase três anos. Porém, ao analisar o 4º trimestre de 2020 é possível verificar uma curva de recuperação se aproximando dos níveis pré-Covid. O estudo revela ainda que o franchising registrou um faturamento de R$ 53,976 bilhões nesse período, apenas 1,8% menor ao ano anterior.

Presente entre os onze segmentos elencados pela entidade, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos obteve uma variação positiva no último trimestre de 2020. O faturamento chegou na casa de 1.863 bilhões de reais, o que significa um crescimento de 0,1% em relação mesmo período se comparado ao ano anterior.

André Jácomo, fundador da Marketing Bag, rede de franquias de publicidade em saco de pão, acredita que um dos fatores que fez com que o setor de comunicação crescesse nesse período, foram as marcas perceberem a importância de investir em uma boa publicidade durante a pandemia.

“Toda empresa precisa de um bom marketing para crescer, ainda mais nos dias de hoje, onde a concorrência é gigante. A modalidade de marketing local ajuda os pequenos negócios a preencher a lacuna que as novas mídias – como as redes sociais, por exemplo – não conseguem atingir, seja por valor ou por abrangência geolocalizada”, comenta.

Para Jácomo, o marketing local feito de maneira inteligente, ajuda no aumento do consumo e torna o engajamento e o retorno do cliente cada vez mais colaborativo. “A principal função dessa modalidade para o pequeno negócio é fazer com que ele seja reconhecido e posicionado na região de atuação, falando diretamente com o cliente”, afirma.

A Marketing Bag foi criada durante a pandemia. “Os saquinhos da Marketing Bag atuam exatamente na lacuna de entregar o valor desejado pelo pequeno negócio ao cliente final, próximo do seu estabelecimento”, pontua. Como os saquinhos da marca são confeccionados com muitos anunciantes, barateia-se o valor de casa anúncio e torna-o colaborativo entre os pequenos empresários.

“Mesmo que seja mediante a venda de publicidade para muitas empresas, nossos franqueados conseguem efetuar uma produção de 30 mil saquinhos que serão veiculados nas diversas padarias da região do anunciante, o que garante o desperdício zero na distribuição e uma eficiência alta em falar com o público alvo, garantindo assim, que o anúncio estará na casa do consumidor”, finaliza o empresário.

O modelo de negócio da Marketing Bag é home based, a rede possui fácil implementação e atuação em um mercado de alto potencial, garantindo retorno rápido e boa rentabilidade. Para adquirir uma unidade é preciso desembolsar R$ 5,5 mil e o faturamento médio mensal é de R$13,6 mil.

André projeta um crescimento de 40% da marca durante esse ano de 2021, já a ABF acredita que para este ano desafiador, o crescimento do franchising será de 8% no faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos.