O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de ótica do país, anuncia a entrada no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede saltou da 70ª posição em 2019, com 237 lojas, para a 42ª em 2020, com 396 unidades. Atualmente, entre operação e implantação, conta com mais de 500 franquias.
“Tivemos um crescimento de 67% em número de unidades, somos a terceira franquia que mais cresceu entre as 50 maiores em 2020”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos. “Além disso, apesar da pandemia, a rede aumentou seu ticket médio e faturamento médio por loja”, acrescenta.
O Mercadão dos Óculos é um raro caso de uma franquia que, em menos de 10 anos de franchising, entrou para o ranking das 50 maiores. Segundo Freitas, o crescimento da rede de forma geral e, em plena pandemia, está relacionado ao posicionamento de negócio da marca, e nos investimentos feitos ao longo do anos.
“As óticas são consideradas serviços essenciais e puderam funcionar em fases mais duras da pandemia. Outra vantagem é o fato de 95% de nossas franquias serem lojas de rua, ou seja, não enfrentaram as restrições do comércio em shoppings”.
O diretor-executivo do Mercadão dos Óculos ainda ressalta as ações da rede nos últimos anos, por exemplo, maior investimento em marca própria, inovação com tecnologia de venda, novos canais para atender o cliente, e o crescimento do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar do setor de franquias, em 3,1%, da qual a rede faz parte.
“Desde a fundação, o Mercadão dos Óculos trabalha com marcas próprias de armação, mas no ano passado entramos com lentes próprias também. Isso diminui muito o custo do franqueado para adquirir produtos e aumenta sua margem de lucro”, explica. “Destaco também a força do nosso segmento de atuação que, segundo a ABF, têm crescido todos os anos mesmo em um cenário de crise”, complementa.
Em 2020, o Mercadão dos Óculos ganhou pela quarta vez consecutiva a classificação 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. No segmento de Saúde e Bem-estar, a marca foi a 1ª colocada entre as óticas. “Hoje, somos a única rede de óticas em todo Brasil a obter o mérito de excelência em franchising”, comenta Freitas.
Para este ano, o Mercadão dos Óculos planeja inaugurar 200 unidades e comercializar outras 250. De acordo com Freitas, a rede atuará em diferentes frentes, por exemplo, ampliar a presença nas capitais, mas também em cidades com até 30 mil habitantes – para qual a franquia possui um modelo de negócio específico.
“Como tem se comprovado pelos prêmios recebidos nos últimos quatro anos, e pelo crescimento da rede, o Mercadão dos Óculos tem um modelo de negócio rentável e faz parte de um segmento que há décadas se mostra promissor, com estudos que atestam uma busca cada vez maior da população pela saúde ocular. Isso e todo o trabalho da franqueadora têm se sobressaído mesmo em um cenário desfavorável à economia, e a tendência é que continue assim, com ou sem pandemia”, finaliza.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 35% da população mundial tenha miopia. Esse número irá subir para 52% até 2050, ainda segundo a entidade. Passar muito tempo com olhos voltados para telas de smartphone e televisão é uma das explicações para esse surto. Ou seja, trata-se de uma questão de saúde com uma demanda maior a cada ano.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.