Mesmo com um cenário de incertezas econômicas, o Instituto Gourmet, maior rede de franquias de cursos profissionalizantes na área da gastronomia, está com 11 inaugurações marcadas para o mês de outubro na região sudeste do país.
“É satisfatório demais acompanhar o crescimento e a relevância da nossa marca no cenário atual no qual muitas empresas infelizmente tiveram impactos negativos e não conseguiram manter suas operações. Nós não tivemos nenhuma operação fechada por conta dos reflexos da pandemia, todas foram mantidas performando e obtendo lucro”, comenta Glaucio Athayde, sócio fundador da rede.
Durante o período de isolamento social a rede precisou de adaptar ao novo cenário, implementando o ensino híbrido em suas unidades. “Criamos estratégias para se adaptar à situação, compreender as necessidades do mercado, dos nossos franqueados e alunos. Nos reinventamos, implementamos ações de fortalecimento de marca e exploramos ao máximo a nossa comunicação nas mídias”, informa.
As novas unidades serão localizadas em Itu (SP), Itaboraí (RJ), Morumbi (SP), Suzano (SP), Cabo Frio (RJ), Teresópolis (RJ), Jabaquara (SP), Praia Grande (SP), Alípio de Melo (MG), Vila Prudente (SP) e Vila Mariana (SP). “Durante as inaugurações as unidades farão workshops de brigadeiro gourmet, bolo no pote e massas frescas, tudo respeitando os protocolos”, pontua.
Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou em 2017 e desde então, segue em constante crescimento e, só no ano passado, comercializou 88 unidades e obteve um faturamento de R$ 45 milhões. Com a sociedade com o Grupo SMZTO, a rede atingiu a meta de comercializar 100 unidades.