Franquias que exploram o digital saem na frente

A transformação digital é a chave do faturamento das franquias em meio à pandemia mundial

No momento em que estamos vivendo, o mercado pode mudar a cada minuto, por isso a busca por novos projetos e ações é crucial. A Covid-19, o distanciamento e isolamento social, trouxeram à tona uma nova realidade para o setor de tecnologia, que passou a ser visto pelas pessoas como ferramenta fundamental para sobreviver.

Isso se dá pelo fato de empresas de diferentes segmentos, especialmente dos setores de educação, saúde e varejo, precisarem urgentemente investir em novas tecnologias. Plataformas de interação para empresas e clientes a longa distância por meio de inteligência artificial e outras possibilidades farão parte desse novo cenário.

Se avaliarmos a longo prazo, os efeitos da COVID-19 na economia e na sociedade devem durar pelo menos por mais dois anos, com alterações em diversos setores, desde política, relações sociais, cultura e até na relação entre cidade e público. Tudo sofrerá impacto e o mercado tecnológico pode ter forte influência para tornar o futuro mais seguro.

Ou seja, a tecnologia se tornou uma necessidade, já que a cada dia que passa a mesma faz mais parte da vida cotidiana das empresas e dos consumidores brasileiros. E esse crescimento deve ser aproveitado para beneficiar também novos empreendedores, que desejam investir neste mercado extremamente vantajoso.

No Brasil, há 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone em uso, de acordo com o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Esse dado integra a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, estudo anual que apresenta um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação.

Me Salva

“Me atrevo a dizer que hoje itens de necessidade são arroz, feijão e tecnologia. Principalmente por conta dos celulares que estão, hoje, sendo não apenas um item de glamour como também de extrema necessidade. Já é atualidade, não é uma aposta futura que a tecnologia faz parte da vida e do cotidiano das pessoas de forma essencial”, disse Pedro Rodrigues franqueador da Me Salva Tudo Para Celulares.

A Me Salva oferece aos clientes um mix de produtos diversos, incluindo eletrônicos, capas e acessórios para celulares. Fundada em 2019, a marca já iniciou seu projeto de expansão por franchising em meio à pandemia e levantou oportunidades em todo o território nacional com as franquias no modelo home based, store in store, quiosque ou loja.

Pedro contra que durante a pandemia, pelo fato do distanciamento social e o contato ser 100% virtual, as vendas tiveram uma crescente significante devido a procura por eletrônicos e acessórios para celulares, além de apetrechos que facilitam essa comunicação online como fones de ouvidos confortáveis, pelo grande tempo de uso.

Bebidas On-line

E há as franquias que vieram para inovar como a Bebidas On-line, um aplicativo de bebidas com o objetivo de atender prontamente o cliente com bebida gelada, gelo, carvão, vinhos, destilados, salgadinhos, chips, chiclete, carnes, enfim artigos de conveniência e o mais rápido possível. Diversas melhorias na usabilidade do App foram executadas, até chegar no modelo ‘’ideal’’ para expansão. Ou seja, o aplicativo Bebidas Online nasceu da necessidade de pedir bebidas através do celular.

Os donos, Gabriel Medeiros Santos e Ciro Thiago Neto, contam que a pandemia ajudou muito a ideia da marca que surgiu a partir da observação de que não havia um aplicativo no modelo delivery de bebidas e pela carência de bebidas à noite, “pois as pessoas estão bebendo em casa, e a bebida acaba no meio da noite, além do mais, muita gente não gosta de sair para comprar bebida e prefere pedir direto do conforto de suas casas. Até mesmo para não dirigir alcoolizado”, disseram.

Mobpar

A mobilidade urbana por meio de aplicativos já está no consciente coletivo e a MobPar é uma marca que também aposta na tecnologia, além de ser humanizada e revolucionária, tendo como principal objetivo ajudar pessoas.

Cristiano Savagin percebeu que o mercado para transporte por aplicativo tinha muito potencial. Enquanto as grandes empresas da área focam principalmente nas cidades grandes, as cidades pequenas, que representam um potencial de 95% do mercado, sofrem com o desfalque na área.

Investir nesse segmento vai de encontro ao novo perfil dos consumidores, pois muitos brasileiros preferem solicitar corridas com um aplicativo de transporte em vez de ter um carro próprio.

Sem contar que a tecnologia proporciona facilidade no uso dos aplicativos para otimizar a mobilidade urbana.

Nível Cashback

Ainda falando sobre aplicativos, a Nível Cashback é um aplicativo que oferece dinheiro de volta a cada compra.

Criado em março deste ano, o app já bateu a marca de 150 franqueados em 20 estados brasileiros e tem entre seus parceiros comerciais empresas como Marisa, Renner, Uber, Netshoes, Centauro, Carrefour, OI, Tim, Vivo, Google, entre outras marcas renomadas.

Quando um estabelecimento local oferece cashback no app Nível, assim que a pessoa faz o pagamento da compra, uma notificação é enviada, em tempo real para o seu aplicativo, informando que o seu novo saldo já foi adicionado.

Basta usar o QR Code para fazer check-in e receber os cashbacks de forma rápida e para efetuar pagamentos com o saldo Nível.

Na rede credenciada Nível é possível acumular cashback e usar o saldo como preferir: fazendo recargas, pagando um boleto ou até mesmo juntando e fazendo uma viagem. O app facilita o pagamento das suas compras e te ajuda a economizar.

A franqueada Gisleine Reimbrecht é dona da Agência Nível Gi Network em Foz do Iguaçu/PR, de acordo com ela a Nível está tendo uma grande aceitação na cidade. Ela contou que há muito tempo buscava uma empresa séria para trabalhar, já foi empresária e teve vários negócios, mas ama a ideia de franquia por ter um suporte maior, além do contato com outros empresários que são franqueados, o que facilita muito o desenvolvimento do negócio.

“Devido à pandemia a Nível Cashback se tornou algo essencial, porque muitas empresas atendiam apenas de forma física e com a Nível a gente começa a montar as estratégias e fidelização de novos clientes também por meio de redes sociais, de sites, do próprio aplicativo. Então ajudamos o empresário a se reinventar fazendo com que ele cresça, também gerando uma renda extra para o consumidor, para o cliente que vai até ele. E todos se vinculam em uma grande corrente do bem. Porque o consumidor gosta do produto, indica, ganha por isso, o amigo vai, consome, indica, ganha por isso e todos ficam felizes”, disse.

Samuraz

A Samuraz explora o digital de uma forma inovadora e muito dinâmica. Nunca foi tão fácil encontrar o serviço que você procura de forma simples e eficaz, mas a Samuraz chegou para mostrar que é possível fazer isso sem sair de casa. Um aplicativo de prestador de serviço com centenas de opções de profissionais prontos para te atender. Para começar a usar, você escolhe uma profissão, por exemplo: jardineiro, pedreiro, fotógrafo etc, depois de escolhido a profissão, o mapa com os samurais/profissionais mais próximos de você será mostrado, então basta tocar e chamar para combinar o serviço.

“Com a facilidade da tecnologia, podemos construir um mundo melhor ajudando as pessoas, e foi com essa visão que a Samuraz nasceu, para deixar o dia a dia das pessoas mais prático, e ao mesmo tempo, ajudando os profissionais aumentar sua renda familiar”, contou Renan Dornelas, proprietário da marca.