O mercado de franquias e as redes de alimentação vêm em uma trajetória de recuperação gradual, impulsionados pela retomada econômica, redução das políticas de isolamento social e o fortalecimento dos canais digitais. No Mr.Cheney, rede de cookies tipicamente americanos, esse movimento se traduziu na recuperação gradativa do faturamento, impulsionado em grande parte pela expansão do delivery, que cresceu 422%, e no interesse de novos investidores em ingressar na rede. Com isso, a cookie store irá inaugurar seis unidades em dois estados até fevereiro de 2021, gerando investimentos de cerca de R﹩ 2 milhões e 30 empregos diretos.
Segundo Lindolfo Paiva, sócio-fundador da marca, “mesmo no contexto atual, o mercado de franquias continua a ser uma referência fundamental para quem deseja empreender, uma vez que proporciona um modelo de negócio e produto formatado e testado, e acesso a uma marca reconhecida, dentre outros benefícios. Soma-se a isso a baixa histórica dos juros e as oportunidades que surgem em um período de retração econômica. Por exemplo, temos uma maior disponibilidade de pontos comerciais e também melhores negociações”.
Todas as seis unidades serão abertas em shoppings centers, um ponto comercial tradicional que também vem se recuperando nos últimos meses. O Mr. Cheney irá marcar presença no ABC Shopping, Bauru Shopping, Super Shopping, Outlet Premium Grande São Paulo, Shopping Serra Mar e Recreio Shopping. Durante a pandemia, o Mr.Cheney também acelerou seu processo de digitalização, expandindo sua presença no mundo online por meio da atuação em marketplaces de alimentação, da criação de uma plataforma própria de e-commerce e de um canal de receitas no YouTube.
“Trata-se de uma nova visão do negócio que tem muito a contribuir. Agora, além de atender o consumo por impulso ou para aquele cafezinho, chegamos à casa das pessoas com uma grande variedade de doces americanos. Ampliamos também o alcance de produtos nossos presenteáveis como o panetone Red Velvet e caixas de cookies. Lançamos, ainda, opções que são finalizadas em casa, como as panquecas, o que expande a experiência da marca”, explica Lindolfo Paiva.
Para 2021, a rede planeja retomar seu projeto de internacionalização, desenvolver novos formatos de negócio/ponto de venda e investir em parcerias e desenvolvimento de novas linhas de produtos.