Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que em 2018 elas já eram 34% dos “donos de negócio”.
O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (menos de 42 meses de existência).
Conheça casos de sucesso de mulheres que decidiram empreender.
Estética nos negócios
Fundadora da Mais Top Estética, franquia de serviços estéticos com tecnologias avançadas, a fisioterapeuta Natalia Ribeiro reúne habilidades profissionais aliadas ao desejo de fazer a diferença na vida das pessoas – sejam clientes, fornecedores ou franqueados. Formada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ela criou um conceito de empresa que saiu de uma pequena sala de 20 metros quadrados, em Cruzeiro, no Interior Paulista, para uma rede com mais de 130 unidades no país.
Com especialização em dermato-funcional e certificações obtidas no Brasil, no Chile e na Espanha, a criadora da Mais Top Estética introduziu técnicas inovadoras e cientificamente comprovadas nos mais diversos procedimentos. “Temos uma cultura de comemoração de resultados e por estarmos transformando vidas. Quando os franqueados fazem venda de pacote ou de um atendimento, não estão vendendo apenas um produto de estética, mas um resgate de autoestima”, reforça Natalia.
Sorriso para todos
Após se conhecerem durante o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cláudia Consalter e Ana Lúcia Massi fundaram, ao lado de outros três colegas de faculdade, a OrthoDontic, maior rede de ortodontia do País. A ideia de abrir o próprio negócio veio, na época, da inconformidade com o mercado, pouco acessível para a população em geral e com muitos entraves para os profissionais – que precisavam se equilibrar entre os atendimentos e gestão do consultório, sem conseguir dar atenção suficiente a nenhuma das frentes.
“Buscamos mudar as nossas próprias vidas à medida que transformamos as vidas de outras pessoas. Oferecemos um tratamento de qualidade, com excelência em atendimento e acessibilidade, para que um sorriso saudável seja direito de todos”, afirma Claudia, que atua como Diretora de Marketing e Operações da rede. Junto à Ana Lúcia, Diretora Financeira, encabeçou, entre diversos outros projetos, uma das maiores realizações da marca em 2018. A dupla foi a grande responsável pelo desenvolvimento da Plataforma OrthoDontic de Gestão de Pessoas que permite avaliar candidatos e colaboradores, treina-los e desenvolver o capital humano das unidades da rede.