Está se aproximando o final de semana em que o Brasil adotou a tradição estadunidense da Black Friday, na qual o varejo promove grandes ofertas de produtos e serviços, para que o consumo seja estimulado.
Aproveitando o momento em que o brasileiro estará com mais disposição para fazer investimentos, as franqueadoras também criam condições especiais para quem quer empreender. “É importante que o futuro franqueado fique bem atento, neste momento: não é porque existe uma oferta aparentemente tentadora que ele deve se esquecer das aptidões necessárias para se tornar um franqueado”, alerta Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que acompanha as principais franqueadoras do Brasil há mais de 20 anos.
A especialista explica que muitas pessoas já aguardam esta época do ano para investir, porque as franqueadoras vêm criando promoções há alguns anos. “Elas estão certas em aproveitar os benefícios – desde que tenham certeza de que tenham afinidade com o segmento e iniciem a conversa com a marca naquele momento, tendo tempo suficiente para analisar a COF – Circular de Oferta de Franquia no período de dez dias após a entrega dela”, diz a advogada.
É isso mesmo: todos os candidatos a uma franquia precisam dispor de pelo menos dez dias para analisar a Circular de Oferta de Franquia, documento descrito na lei 13.966, que rege o sistema de franchising no Brasil, não devendo assinar contrato antes desse prazo. “Por isso, os candidatos devem iniciar a negociação na Black Friday, a fim de aproveitar os benefícios promocionais, mas assinar contrato após o processo de seleção completo”, informa a advogada.
Thaís acredita que o candidato à franquia precisa entender a franquia como um projeto de vida, mesmo com promoções trazidas pelo mercado. “A franquia não é como uma roupa, que se você compra e não gosta, pode se desfazer sem maiores consequências”, adverte.
Atentando-se a este fato e com muita responsabilidade, três franqueadoras renomadas em seus segmentos criaram promoções especiais para a Black Friday. Confira:
IP School – Inglês Particular (microfranquia e unidade física) – Criada em 2015, a marca possui seis escolas físicas, sendo quatro delas na capital paulista (Tatuapé, Santana, Pompeia e Vila Mariana, esta em fase de implantação) e duas na região metropolitana (Guarulhos e Mogi das Cruzes). “São três unidades próprias e três franqueadas. Pretendemos abrir mais oito unidades em 2021 e totalizar 60 franquias em 2025”, contabiliza Rauel Araruna, sócio responsável pela Expansão.
A IP School – Inglês Particular oferece duas formatações de franquia. A microfranquia da marca requer investimento a partir de R$ 33 mil e oferece a oportunidade de o franqueado trabalhar com a franquia online, sem necessidade de instalações físicas. “Ele recebe o direito de explorar determinada região, com todo treinamento e suporte da franqueadora”, fala Araruna.
Já a franquia física exige investimento a partir de R$ 149 mil, já com a taxa de franquia, capital de giro e instalações inclusas, para uma escola de 150 m2. O franqueado também atuará em uma localidade pré-definida, recebendo treinamento e suporte da franqueadora.
O diferencial da marca está em seu método: são oferecidas apenas aulas particulares, individuais ou em grupos de até quatro pessoas, que já se conhecem. As aulas seguem o interesse do aluno, de forma 100% personalizadas, sem livros e com material didático 100% gratuito. É levada em conta toda a vivência do aluno e sua bagagem cultural, social e dinâmica de aprendizagem. O método é exclusivo e tem a programação neurolinguística como base.
Na Black Friday, a IP School oferecerá ao candidato à franquia 15% de desconto na taxa de franquia e isenção de três meses de royalties para quem iniciar negociações entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2020. O valor da taxa de franquia é de R$ 30 mil.
MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental (com opção de microfranquia) – A MicroPro é a maior rede de franqueadora de desenvolvimento profissional e comportamental do Brasil, com 38 escolas. Numa unidade MicroPro, investem-se entre R$ 89 mil e R$ R$ 109 mil, o que torna a marca uma microfranquia. O franqueado MicroPro tem à disposição uma equipe profissional de peso. São consultores de campo, equipe técnica para suporte, desenvolvedores de serviços e produtos pedagógicos, profissionais de Marketing, departamento Jurídico e Financeiro e outros membros da franqueadora disponíveis para o suporte completo ao franqueado, de modo que ele opere com profissionalismo e segurança. “O mesmo cuidado que temos com nossas operações próprias transferimos às unidades franqueadas, porque desejamos ter uma rede comprometida, estável e com alto rendimento”, planeja o franqueador.
Nascida em 2005, a partir da experiência dos empreendedores Fábio Affonso e Anderson Siqueira, a MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental oferece mais de 20 cursos de qualificação profissional, como Designer de Games, Analista de Suporte Técnico; Marketing Digital; Youtuber; Gestão Comercial e Marketing; Gerente de Hotelaria e Turismo; Assistente de Refinaria e Mineração; Gestão de Recursos Humanos; Atendente de Farmácia, entre outros.
Tem como grande destaque o programa CoachingMax, o primeiro programa de coaching para jovens ministrado em uma rede de franquias de qualificação profissional, que é oferecido a todos os alunos da rede, em conjunto com qualquer curso. Esse diferencial faz parte de um projeto pessoal de Fábio Affonso, franqueador e fundador da marca, de mudar vidas pela Educação.
Na Black Friday, a marca parcelará a taxa de franquia em dez vezes para quem iniciar as negociações entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro de 2020. O valor da taxa de franquia da MicroPro é de R$ 10 mil a R$ 30 mil.
Dr. Shape – A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 60 lojas instaladas no Distrito Federal e em 15 estados brasileiros.
As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.
Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 260 mil. A marca busca franqueados em todo o país.
Na Black Friday, a marca concederá desconto de R$ 5 mil na taxa de franquia, para pagamento à vista, ou parcelará o valor total em dez vezes iguais, para quem iniciar as negociações entre os dias 20 e 30 de novembro. O valor da taxa de franquia é de R$ 55 mil.