Bacharel em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Amauri Sales de Melo Neto consumia, em média, quatro vezes por semana comida japonesa, pois é a sua comida favorita.
Incomodado pelo fato de sempre ter que ir a restaurantes e por não ter nenhuma empresa que entregasse uma refeição de qualidade em sua casa, viu uma oportunidade de negócio: criar uma operação de delivery para que outras pessoas, assim como ele, pudessem consumir os alimentos no conforto de sua residência.
“Apesar de ser uma das culinárias mais apreciadas no Brasil, até pouco tempo atrás, a comida japonesa não era bem vista quando se tratava de entrega em domicílio. Isto em razão de não existir no mercado quem oferecesse um serviço equiparável ao prestado por restaurantes, especialmente acerca de qualidade e apresentação”, conta Neto.
Com o intuito de mudar isso, em junho de 2016, o advogado e seu sócio, Bartolomeu Ferreira Lima Neto, criaram o Home Sushi Home, na cidade de João Pessoa, Paraíba. “O nome, que faz alusão à expressão “Home Sweet Home”, não é por acaso. A nossa missão é levar a melhor experiência da culinária japonesa até a casa de nossos clientes”, explica o fundador.
Após dois anos de operação, o modelo de negócio chamou a atenção de um grupo de empresários de Recife que, em junho de 2018, adquiriram a primeira franquia Home Sushi Home. Atualmente, a rede conta com 14 unidades, sendo oito em operação e seis em fase de implantação, que estão localizadas em Águas Claras, Belém, Campina Grande, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Natal, Novo Hamburgo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina, além da loja própria em João Pessoa.
“Nosso modelo de negócio é extremamente atrativo por ter um investimento inferior à média das Franquias de Alimentação e, principalmente, pelo custo operacional ser baixo já que se trata de uma operação de delivery. Além desses fatores, o segmento de delivery vem crescendo a cada ano e, com a crise atual, demonstrou o quão relevante e promissor é”, complementa Neto.
Modelos de Negócio
O empresário que investir na Home Sushi Home vai contar com um modelo de negócio bastante rentável. Segundo uma pesquisa realizada pela Mobilis, startup de gestão de finanças pessoais, as vendas por delivery cresceram quase 100% em 2020. “Desde a concepção de nossa marca, sabíamos do potencial do serviço de entregas e que, em questão de alguns anos, esse canal de vendas assumiria um papel de relevância na gastronomia. Estamos apostando que a demanda por delivery crescerá ainda mais nos próximos anos, seja pela comodidade que o serviço oferece ou pela rotina cada vez mais corrida do nosso perfil de consumidor.”, afirma Neto.
A franqueadora oferece, além de um modelo de negócio estruturado, um site de pedido e aplicativo próprio da marca com e-commerce, sistema de software online para gerenciamento do negócio, cardápio com pratos exclusivos e diversificados, treinamentos online e presencial, equipe estruturada de marketing digital e agência publicitária, além do suporte em todos os aspectos da operação.
Atualmente, a franquia possui dois modelos que contemplam as mesmas características e vantagens, mas que se diferenciam pelo investimento total. Para cidades com até 800 mil habitantes, o investimento total é de aproximadamente R﹩ 99.000,00 e para aquelas que possuem mais de 800 mil habitantes, o investimento inicial mínimo é de R﹩ 142.000,00.
Além disso, a franqueadora se limita a instalar apenas uma franquia por Municípios de até 1,5 milhão de habitantes, possibilitando que o franqueado explore ao máximo sua zona de atuação para retornar o seu investimento o mais rápido possível.
Projeção
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de alimentação faturou R﹩ 16.967 milhões no primeiro semestre de 2020 e houve um aumento significativo dos canais de comercialização online, como, por exemplo, aplicativo próprio, aplicativos de delivery, e-commerce e vendas por WhatsApp. A projeção para o segundo semestre de 2020 e para os próximos anos é positiva.
Além disso, a ABF divulgou uma pesquisa s sobre os impactos da pandemia no segmento de franquias de Alimentação. O crescimento do delivery e adoção de dark kitchens em franquias têm tido um grande destaque.
O estudo, realizado em agosto, mostrou que o Delivery dobrou sua participação no faturamento das redes entrevistadas, passando de 18% para 36%, assim como cresceu a captura mista de pedidos (uso de canais próprios e marketplaces) que passou de 45% antes da pandemia para 73%.
Como o mercado não para de crescer e o número de fãs da culinária japonesa também não, Amauri Neto enxerga uma grande possibilidade de crescimento. Até o final de 2021, o empresário quer atingir a marca de 30 franquias espalhadas por todo o Brasil. Com isso, estima que a Rede alcance um faturamento médio de R﹩ 2,5 milhões por mês.
“Temos uma meta de crescimento traçada desde a criação da Rede que, até o momento, vem sendo concretizada. Esperamos poder alcançar essa meta de 2021, mas não é a nossa prioridade. Estamos mais preocupados em sermos a melhor Franqueadora (possibilitando o sucesso de nosso Franqueado), bem como o melhor delivery de sushi (oferecendo a melhor experiência aos nossos clientes),” finaliza Neto.