Rede de franquias de Saúde está com condições especiais para o Outubro Rosa

Objetivo da campanha é mostrar a importância do check-up feminino

A rede de franquias de clínicas médicas Atende Mais criou um pacote de exames para que as mulheres façam um check-up durante outubro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pelo menos 5,6 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar um ginecologista. Os dados alarmantes ainda mostram que 16,2 milhões não passam por consulta há mais de um ano e que 4 milhões nunca procuraram um profissional da área.

“Sabemos das dificuldades que muitas mulheres enfrentam no Sistema público de Saúde, do tempo de espera para a realização dos exames e, também, dos custos. Por isso, criamos o “Pacote Ginecológico”, com o objetivo de que a maior quantidade de mulheres consiga fazer os exames preventivos de forma rápida e segura”, explica Augusto Câmara Lopes, fundador da rede Atende Mais.

O “Pacote Ginecológico” conta com a consulta com o ginecologista, com direito a retorno em até 30 dias e a realização dos exames: Papanicolau, Ultrassonografia Transvaginal e Ultrassom de Mamas.

“Já que elas vão até à clínica fazer a consulta, porque não aproveitar decidimos incluir com custo acessível o Papanicolau e a Ultrassonografia Transvaginal, como uma forma de prevenção”, explica Dr. José Juiz Fukugava, um dos ginecologista da rede.

Os exames

O Papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver o câncer de colo de útero, quarto tipo de tumor com maior prevalência entre as mulheres.

“É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero, por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas. Com isso, a paciente pode ser tratada precocemente, antes que a lesão resulte em um câncer. É um modelo muito eficaz de rastreamento”, explica o ginecologista.

O Ultrassom de Mamas é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Nele, o aparelho de ultrassom trabalha com ondas sonoras de alta frequência, que proporcionam imagens da estrutura interna dos órgãos do corpo, como a mama.

“Nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são visíveis pelo exame. A indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom uma vez por ano a partir dos 25 anos”, completa o ginecologista.

Já a Ultrassonografia Transvaginal é um exame diagnóstico não invasivo importante para avaliar estruturas pélvicas femininas, possibilitando a visualização do útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários. Ele é realizado com o auxílio de um transdutor, aparelho que emite ondas sonoras, transformando-as em imagens, em tempo real, transmitidas por um monitor e pode ser feito por diferentes técnicas.

“A Ultrassonografia Transvaginal pode detectar doenças como endometriose, pólipos endometriais (dentro da cavidade do útero), miomas , gravidez nas trompas ou fora da cavidade do útero, tumores de ovários”, diz o ginecologista.

As unidades de São Paulo e Guarulhos estão recebendo as mulheres para a consulta e a realização dos exames. Para agendar, basta ligar no 4564-0010 ou por WhatsApp 94863-3373 e escolher o local, dia e horário.