Em um mercado concorrido, a necessidade por especialização cresceu durante a pandemia do novo coronavírus. Principalmente, para aquelas pessoas que perderam o emprego e sentiram a necessidade de atualizar seu currículo. Com esse novo cenário, as empresas estão em busca de profissionais com qualificações técnicas, atualizados e que possuem domínio sobre as novas tecnologias, algo cada vez mais comum e presente em diversas áreas.
A rede de franquias Via Certa Educação Profissional, especializada em cursos profissionalizantes, viu a venda de cursos aumentarem em 50%, somente no mês de julho, frente aos outros meses durante a pandemia. O que acabou colaborando e atingindo o mesmo nível antes da pandemia, com cerca de 40 matrículas por mês.
A marca também sentiu reflexo na comercialização de novas operações. Durante esse período de pandemia já foram vendidas cinco unidades.
“Isso mostra como a educação profissionalizante vem se mostrando em alta e é isso que tem despertado o interesse dos empreendedores em investir nesse segmento”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa.
Adaptação no mercado
No mercado desde 2012, com mais de 30 cursos através de uma metodologia flex, assim que teve início a pandemia, em março, a rede estudou novas formas de manter os alunos matriculados para não sofrer uma alta perda desses estudantes. Para isso, investiu no sistema EAD e desconto nas parcelas das mensalidades, e também, redução do valor para venda de franquias.
“Sofremos alguns cancelamentos nas matrículas das pessoas que ficaram desempregadas. Por outro lado, exatamente esse público que perdeu seus empregos viram a necessidade de atualizar o conhecimento ou mudar de área e buscaram uma qualificação. Mantendo assim o nosso negócio em alta”, diz Marchi.
Durante a quarentena a rede investiu em plataforma com transmissão on-line e desde então vem trabalhando com o ensino remoto como forma de continuar atendendo os alunos. Algumas unidades, que já estão com a flexibilização, voltaram parcialmente atender de forma presencial.
A medida possibilitou dar sinais de recuperação durante essa crise econômica. O empresário conta que com a educação profissionalizante em alta possibilitará fechar o ano de 2020 no azul. A expectativa é de um faturamento 15% maior que o ano anterior.
A estratégia para vendas vem ocorrendo através de telemarketing e até mesmo pelo whattsapp. A captação de leads de forma remota vem gerando resultados.
“Com boa parte dos brasileiros em isolamento, acreditamos que essa demanda continuará em alta nos próximos meses, inclusive no pós-pandemia. Não somente na procura pelos cursos, já que o brasileiro vem adaptando com esse novo cenário de aulas on-line, mas também na venda de franquias, o que nos deixa muito otimistas, pois nosso plano de expansão para este ano continua gerando resultado positivo”, afirma o diretor executivo da Via Certa, Décio Marchi.
Números que comprovam esse crescimento
Nesse período de pandemia os franqueados da Via Certa já contabilizam saldo positivo. A unidade de Três Lagoas (MS) teve aumento de 17% no faturamento no mês de julho, comparado ao mês anterior, devido à retomada da procura de cursos pelos três-lagoenses.
A unidade de Birigui, no interior de São Paulo, contabilizou 90 novas matrículas. Um número excelente, tendo em vista que a cidade tem população estimada de 123 mil habitantes.
Somente neste mês de agosto foram inauguradas unidades em Indaiatuba (SP), Mirassol (SP) e Aparecida do Taboado (MS). Além de estar em fase de implantação novas operações nas cidades de Campinas e Votuporanga, no interior do estado de São Paulo, e a primeira unidade em Minas Gerais, Uberlândia.
Mercado em acessão
De acordo com dados apontados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao primeiro trimestre deste ano, o segmento de Serviços Educacionais cresceu 3,5% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Marchi pontua que após a pandemia as aulas presenciais continuarão sendo as mais procuradas pelos estudantes. Porém, enxerga que o atendimento remoto veio para ficar e que os franqueados são orientados a se prepararem para esse novo cenário que tomou forma no país.
“Ainda há uma imensa falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, e para conseguir uma oportunidade, muitas pessoas procuram pelos cursos profissionalizantes para se qualificarem e alcançarem as vagas disponíveis no mercado”, conclui o diretor.
A Via Certa possui quase 40 unidades presente em três estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Minas Gerais receberá a primeira unidade e está prevista para inauguração em janeiro de 2021, em Uberlândia. A operação foi comercializada no último mês de julho.
A rede conta com negócios que exigem investimento a partir de R$ 135.720,60 (para cidades até 90 mil habitantes) e trabalha com másterfranqueados para facilitar a expansão da marca pelo Brasil, bem como oferecer suporte aos franqueados que estão em locais distantes da franqueadora.