A Mercadão dos Óculos, rede de óticas que mais cresce no Brasil, recebeu pela segunda vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado nacional de franquias concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O prêmio é resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede, da qual demonstrou a satisfação dos investidores com o negócio em diferentes aspectos como, a franqueadora buscar soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo); os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais); abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing; dentre outras.
“O Selo de Excelência em Franchising confirma o comprometimento da marca em oferecer um modelo de negócio rentável e de qualidade ao franqueado, por isso, o número de interessados em abrir a segunda ou terceira franquia da rede cresce a cada ano”, comenta Gustavo de Freitas, diretor executivo do Mercadão dos Óculos.
Fundada em São José do Rio Preto (SP), a Mercadão dos Óculos entrou para o franchising há pouco mais de três anos e, nesse período, já conquistou dois Selos da ABF. Além disso, de acordo com a entidade, a rede é considerada o melhor investimento até R$ 200 mil, com um dos menores prazos de retorno de capital.
Em 2017, a marca faturou R$ 80 milhões e abriu 54 unidades. Atualmente, a Mercadão dos Óculos conta com mais de 190 lojas em todo Brasil e tem a previsão de abrir 70 neste ano e, até 2020, atingir a marca de 600 estabelecimentos.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.
Sobre a Metodologia do SEF
A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.