Seja para investir num sonho, iniciar ou retomar um projeto, complementar a renda ou se manter na ativa, entre outros fatores, as franquias são uma boa opção para os aposentados que desejam empreender. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o franchising teve aumento de 6,1% no terceiro trimestre de 2019, movimentando mais de R$ 47 bilhões. Há modelos de negócios para os mais diversos perfis e bolsos. Para quem não dispõe de muito dinheiro ou quer iniciar com um empreendimento de baixo investimento, as microfranquias home based são uma alternativa. “Além de não precisar iniciar uma empresa do zero e já contar com a expertise da marca, as estratégias de crescimento também são levadas em consideração no momento de optar pelo negócio”, explica Aroldo Jorge, sócio-diretor da rede.
Se mantendo na ativa
Aposentado há um ano e meio, o ex-bancário João Paulo de Oliveira decidiu empreender por ainda se sentir muito ativo profissionalmente. Por conta da carreira bancária, do conhecimento do mercado financeiro e de um núcleo de relacionamentos bem grande, ele escolheu empreender no segmento com o qual tem afinidade. “Pesquisei as opções disponíveis no mercado e escolhi a Bem Seguros e Créditos por esta concentrar em um único negócio toda a gama de produtos financeiros. São mais de 150 tipos de serviços. Com eles, eu tenho todos os segmentos de seguros, consórcios e créditos dos principais bancos na minha prateleira. É uma franquia completa”, diz o franqueado.
Pertencente à rede há 11 meses, Oliveira destaca como uma das principais vantagens os parceiros de negócios da Bem Seguros e Créditos, como as maiores seguradoras do mercado mundial e as melhores administradoras de consórcio do Brasil. Outro ponto que considera importante para conquistar a atual carteira de clientes, foram os treinamentos recebidos e as orientações de como fazer um plano de ação comercial bem feito. E analisa: “eles têm todo o know-how e me possibilitaram não passar pelos percalços que um empreendedor sozinho passaria”.
Franquia home-based de baixo custo
Oliveira escolheu o Home, que é o modelo intermediário dos três tipos de negócios da franquia e um dos mais procurados da rede. “Se por acaso meu negócio crescer muito, posso evoluir para o Office”, revela o franqueado.
Com R$ 14.999,00, o empreendedor investe modelo Home e tem a liberdade de trabalhar em casa – ou mesmo em cafés, hotéis e offices, entre outros locais -, programando seus próprios horários e fazendo os atendimentos. O franqueado tem o direito de vender toda a gama de mais de 200 tipos de serviços oferecidos pela rede de franquias. Conta ainda com o benefício do custo zero de manutenção com funcionários e locação de imóvel ou estrutura física.
Cuidados e dedicação
Tantos pontos positivos fazem brilhar os olhos de quem deseja empreender. No entanto, Aroldo Jorge, sócio-diretor da rede, faz um alerta importante: “Apesar do baixo investimento e o trabalho ser realizado em casa, o negócio requer o mesmo cuidado e dedicação que qualquer empresa. É dessa maneira que o resultado almejado será alcançado. Não existe milagre!”.
Suporte e treinamento contínuo
Com foco no êxito do empreendimento, uma das estratégias da Bem Seguros e Créditos é promover treinamentos e capacitações continuamente aos seus franqueados. “Os treinamentos são fundamentais para manter a rede capacitada. Com isso, a divulgação da marca é feita de forma profissional, a produtividade amplia e há um aumento de 50 a 100% nas vendas”, explica Jorge.
Além do treinamento inicial, realizado assim que a franquia é adquirida, os franqueados têm capacitação online de segunda a sexta: estratégia de vendas (segunda-feira); consórcio (terça-feira); seguros (quarta-feira); consignados (quinta-feira) e bate-papo com franqueado que está tendo sucesso (sexta-feira). Especialistas e parceiros homologados da rede também dão treinamentos. Os franqueados podem tirar dúvidas com a equipe da empresa a qualquer dia e hora.
Presença no território nacional
A Bem Seguros e Créditos é uma rede de franquias do segmento de Serviços e Outros Negócios. Além do Home, possui mais dois modelos de negócios: Partner (é o mais básico e o franqueado também pode trabalhar em casa) e Office (que precisa de estrutura um pouco maior, no formato de loja, para o atendimento dos clientes).
A rede está presente no Distrito Federal e em 18 estados brasileiros (Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Roraima, Rio de Janeiro, Ceará, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Amazonas). A previsão é finalizar 2020 com 300 unidades.