Na contramão dos diversos setores econômicos, o de franquias continua mostrando força e crescendo ao longo dos anos. De acordo com a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franquias, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising, o segmento movimentou R$ 43.122 bilhões no segundo trimestre de 2019 e a instituição prevê um crescimento de até 7% no faturamento total e um aumento de 5% no número de vagas de trabalho no setor até o final deste ano.
Hoje, o franchising representa uma ótima opção para quem quer vencer a crise econômica. Os modelos de negócios já testados e o rápido retorno financeiro é o que normalmente atrai os investidores. Dentre os segmentos que apresentaram maior crescimento estão o de Alimentação, Serviços Educacionais, Entretenimento e Lazer e Serviços e outros Negócios. Confira algumas redes de franquias que valem a pena investir:
Microfranquias – Com investimento inicial de até R$ 90 mil
A SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados e mais de 60 unidades, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.
Com 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui mais de 1.000 unidades operando em três modelos de negócio – home office, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 12º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra.
Fundada em 2017, a Banca do Automóvel é um quiosque especializado em equipamentos para carros. Com produtos de fabricação nacional e marca própria (StopCar), que vão desde capas, artigos para celular, aromatizantes, linha Pet e Baby, a franquia pretende se apresentar para o público com o intuito de conquistador seus primeiros franqueados. Além de ser um projeto pioneiro. O lucro médio que varia de 15% a 20% somada ao faturamento de 50 a 70 mil consagram a franquia como um dos novos destaques da feira. Contudo, o principal diferencial da franquia é o fato de no investimento inicial, a partir de R$ 75 mil, já está incluso a taxa de franquias, quiosque, Sistema digital, uniformes, consultoria de campo e treinamentos.
O N1 Chicken é uma marca brasileira, que se apoia em três pilares para conquistar cada vez maior dos clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.
Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de brechó infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e gere crédito, para a compra de outros produtos que necessitar no momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, de 40 a 70% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.
Especializados em delivery, a Dídio Pizza está em expansão em São Paulo. Por ano são vendidas 420 mil pizzas nas 25 unidades da rede que tem investido em mudanças e modernização que neste ano resultou na diminuição do investimento inicial. A rede espera fechar 2019 com 32. A exemplo das grandes franquias americanas, a Dídio Pizza expande de forma espiral garantindo assim uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante. O investimento inicial é de R$265 mil e o faturamento médio mensal é de R$67 mil com rentabilidade de 12%. O retorno do investimento é estimado em 28 meses.
O Instituto Gourmet é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
Fundado em junho de 2014, o Folks Pub Sertanejo é sucesso em 5 cidades do Brasil e planeja expansão através do modelo de franquias. Com um interior decorado com referências aos clássicos filmes de velho oeste e os móveis e objetos em madeira alinhados ao palco próximo do público, formam o clima acolhedor e intimista do Pub que atrai jovens universitários que buscam se divertir com os amigos ao som de sertanejo.