Segundo o Sebrae, no Brasil, há 611.115 MEIs na área da beleza, entre cabeleireiros, manicures e pedicures. Se contarmos os salões de beleza informais, como aqueles de bairro, o número de profissionais é ainda maior. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Euromonitor, eles somam mais de 500 mil unidades. Com tantos profissionais no mercado, para se destacar entre a concorrência, dois pontos são essenciais: se profissionalizar e saber empreender.
No Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza, os alunos do curso de cabelereiro já conseguem atuar e garantir uma renda a partir de dois meses de aula. “A ideia é que o aluno possa aprender na prática, para que no final do curso ele chegue ao mercado com uma bagagem grande de conhecimento e possa competir de maneira justa com outros profissionais”, afirma o gerente de marketing do Instituto Embelleze, Eduardo Costa. Nas primeiras aulas, o aluno aprende procedimentos básicos, como hidratação e escovação. E ao longo dos 14 meses de curso, ele estuda técnicas, como coloração, corte, mudança de forma dos cabelos, além de participar de aulas de empreendedorismo, no qual é estimulado a gerenciar um salão de beleza.
De acordo com o executivo da rede, o incentivo ao empreendedorismo é um dos grandes diferenciais da rede, que promove diversas ações para atrair interessados em atuar no setor da beleza. “Recentemente a unidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, promoveu uma palestra sobre empreendedorismo em uma escola estadual da região e sorteou três bolsas de estudo. Nos surpreendeu a quantidade de alunos que quiseram participar do sorteio. Isso mostra o quanto a área da beleza tem potencial”, afirma. Segundo Eduardo, 80% dos alunos formados abrem o próprio negócio após o final do curso.
É o caso da Karine Cortez, que após ser demitida e não conseguir recolocação, apostou no curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze, começou a fazer atendimentos domiciliares desde o início e em apenas 5 meses abriu o próprio salão de beleza. “Com a inauguração do salão eu consegui garantir um salário que demorei 8 anos para ganhar no meu último emprego. Além de uma vida financeira instável, eu ganhei também mais tempo para dedicar a minha família”, conta a ex-aluna.
Outro exemplo é o da Renata Costa, que abandonou a carreira na área de moda e decidiu se especializar em cabelos. “Durante o curso, eu comecei a atender a domicílio, mas hoje já tenho o meu próprio salão. O retorno é garantido. Hoje eu tenho um projeto de comprar meu apartamento e conto com o dinheiro do salão para realizar esse sonho”, enfatiza.
A mensalidade do curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze custa em torno de R$ 270,00 e tem duração de14 meses. Neste período, o aluno já pode exercer a profissão e consegue uma renda em torno de R$ 2 mil. Após a formação completa, a renda varia entre R$ 3 mil a R$ 5 mil.
:: De olho no mercado
Sempre antenado nas tendências do mercado, o Instituto Embelleze, amplia seu portfólio de maneira pioneira, como o curso de Barbearia, que formou milhares de alunos, e traz mais uma novidade: o curso de design de cílios.
O curso capacitará os alunos para a realização das técnicas mais procuradas do mercado: Extensão de Cílios Clássico Fio a Fio, Lifting e Coloração de Cílios. “Com segmento em ascensão no mercado de beleza, a capacitação em design de cílios torna-se um investimento na carreira e garante diferencial competitivo. Assim como o curso de design de sobrancelha, em apenas 3 meses o aluno já está formado e capacitado para realizar atendimentos”, afirma Eduardo. Ao longo do curso, o aluno já consegue realizar atendimentos em salões de beleza, clínicas de estética e até mesmo atender clientes em domicílio.