Visto como uma das regiões mais promissoras para quem deseja empreender, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking dos Estados com mais franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Somente em 2018, o faturamento do setor na região ultrapassou 13 bilhões de reais. De olho no mercado mineiro, o Acesso Saúde – sistema de saúde particular sem mensalidade que oferece consultas e exames médicos para a população que não possui plano de saúde -, pretende investir 3 milhões de reais no Estado nos próximos cinco anos, com a abertura de 10 novas unidades.
A rede que atualmente possui duas unidades operando em Belo Horizonte e uma em Manhuaçu resolveu intensificar sua atuação no Estado, com o objetivo de levar mais atendimento médico de qualidade para os mineiros. Os planos de saúde continuam no topo da lista de reclamações dos consumidores. De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) esse é o sétimo ano seguido de queixas, com 30,2% dos registros. “Um dos principais motivos das reclamações são os reajustes abusivos que estão sendo feitos e o Acesso Saúde surgiu com o objetivo de levar saúde de qualidade para quem não consegue arcar com um plano de saúde”, comenta o fundador da rede, Antonio Carlos Brasil.
Um dos fatores que tem contribuído para a procura dos serviços das clínicas médicas populares são os baixos preços cobrados nas consultas e exames. Somente no Acesso Saúde, esses valores podem ser até 50% mais baratos que os ofertados no mercado, e os pacientes só pagam pelos serviços quando utilizados. Outro fator é o envelhecimento da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o número de idosos deve ultrapassar 58 milhões.
“Assim como em outras regiões do País, Minas Gerais apresenta uma demanda alta por atendimento médico e muitas vezes a população precisa esperar meses por um atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)”, comenta Brasil. Somente nos últimos cinco anos, a rede já realizou mais de oito milhões de atendimentos.
Há 13 anos no mercado, a rede possui atuação em 10 Estados brasileiros e possui 31 unidades em operação. “Minas Gerais é um grande polo para a formatação de novos negócios e estamos muito otimistas para a abertura de novas unidades em cidades como Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Sete Lagoas. Também pretendemos expandir para todo o território nacional e chegarmos a 40 franquias até o final do ano”, comenta Brasil.