A partir do dia 1º de março até o último dia do mês, a rede Champion realiza uma ação de Marketing que coincide com os desfiles das escolas de samba e a dupla inauguração das modalidades loja, da marca Champion Fried Chicken Express, e um quiosque da Champion Empada & Café na Central do Brasil, onde muitos foliões passarão por um dos ramais de trens mais importantes do Brasil. Com 12 lojas e quiosques, além de quatro food trucks, somente as unidades em Assunção não participarão da ação de Marketing. Os pontos de vendas nos shoppings na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Taquara e Madureira, também participam da ação.
A mecânica da ação promocional de Marketing é aumentar as vendas tendo como mote a devoção do público por suas escolas de samba. Os contemplados precisarão dirigir-se às unidades da rede Champion na cidade do Rio de Janeiro com uma camisa da sua escola de samba. O desconto começa com 10% nas compras a partir de R$15,00, 15% a partir de R$40,00 e 20% a partir de R$70,00.
“É a primeira ação de Marketing que realizamos, e aproveitamos que o Carnaval será realizado logo após nossas inaugurações na Central do Brasil, ocorridas no dia 27, onde desaguarão milhares de pessoas para assistir e desfilar por suas escolas. Esperamos atrair os foliões e aumentar nossa margem de lucro em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado quando não realizamos ações. E impulsionar as unidades da Central do Brasil que tem o privilégio de um, contingente de 600 mil pessoas/dia“, diz Maria Selma, que já espera emendar outra promoção para o Dia Internacional da Mulher que valeria por todo o mês.
Com um portfólio extenso de salgados, que variam entre R$4,50 a R$8,00, e refeições entre R$14,00 e R$28,00, a rede Champion apoia-se nas últimas informações da Associação Nacional dos Restaurantes, que indicou crescimento de 3,5% da alimentação fora de casa em 2018, melhor resultado desde 2015, e da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estimando que o setor de alimentação fora de casa deve movimentar R$4,1 bilhões, tendo os estados do Rio de Janeiro e São Paulo responsáveis por 62% desta possível receita. Maria Selma, que criou a marca em plena crise de 2016, vislumbra um cenário mais otimista em relação ao aumento do número de franquias comercializadas.
“Hoje, a rede possui 16 unidades, sendo 12 próprias e quatro franquias. Pretendemos dobrar a média de cinco unidades/ano. Entre oito e dez franquias comercializadas em 2019 é uma meta traçada. Para isso, mantemos por tempo ilimitado a não cobrança de taxas de franquia e royalties aos interessados. A rede Champion está na iminência de firmar uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que oferecerá a carta de crédito para interessados na franquia. Em breve estará à disposição dos interessados”, comenta a chef de cozinha com experiência em quatro continentes.
Os investimentos iniciais para a aquisição de um quiosque ou loja da rede Champion varia de R$100 mil a R$150 mil. O faturamento médio mensal bruto gira em torno de R$37 mil, e o atingimento do ponto de equilíbrio em 12 meses. A taxa de publicidade é de 5% sobre a compra dos produtos da fábrica, e o capital de giro em torno de R$10 mil.