A MINISO é uma rede de origem nipônica especializada em produtos acessíveis, desde peças de design e utilidades de cozinha até itens de papelaria e bonecos fofos. Mas será que o estilo oriental pode cair no gosto dos brasileiros?
Bem, basta saber que na abertura da primeira loja nacional a rede quebrou seu recorde mundial de vendas diárias. Com investimento de três milhões de reais, a unidade fica no Shopping Ibirapuera (São Paulo).
Atualmente, a marca tem mais de duas mil lojas em mais de 50 países, incluindo, além do Japão, Estados Unidos, Canadá, Coreia, China, Austrália, México e Alemanha.
Conversamos com Rafael Arantes da Silva, diretor de marketing da marca no Brasil para entender o apelo do design MADE IN JAPAN e saber como a MINISO treina seus franqueados. Confira.
Mapa das Franquias: Como a marca chegou ao Brasil e quais adaptações foram necessárias para que se estabelecesse aqui?
Rafael Arantes da Silva: A MINISO começou a expandir o mercado externo em 2015. O Brasil é um país muito forte na América do Sul, então a MINISO chegou em 2017. Atualmente, já existem 40 lojas e o futuro será baseado na participação local e se desenvolverá de forma constante.
Mapa das Franquias: Qual o grande diferencial da Miniso? Em que sentido esse diferencial beneficia o consumidor e como afeta o franqueado?
Rafael Arantes da Silva: A marca está presente em mais de 78 países com mais 3.000 lojas em todo o mundo e o objetivo no Brasil é expandir cada vez mais. Com isso, a Miniso aposta em sempre estar em lugares acessíveis para os consumidores, com novidades e inovações. Além do mais, a marca conquista o público com produtos de qualidade, design japonês e preços acessíveis.
Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes no Brasil?
Rafael Arantes da Silva: Não existem concorrentes diretos da MINISO, temos semelhança com alguns negócios como o da DAISO, mas temos grandes diferenças em imagem de loja e produtos.
Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Por quê?
Rafael Arantes da Silva: Perfil empreendedor, que já tenham experiências com administração, gerenciamento e áreas correlatas.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?
Rafael Arantes da Silva: O treinamento é realizado em 3 frentes: atendentes de loja, gestão e o backstage. É considerado desde os padrões de atendimento em loja até o manuseio de sistemas e relatórios financeiros. Após a abertura da loja também há o suporte para dúvidas durante o início da operação. No final do treinamento, oferecemos um relatório com o desempenho dos funcionários destacando possíveis talentos logo de início.
Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado (treinamento)?
Rafael Arantes da Silva: Não há custos.
Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?
Rafael Arantes da Silva: O sistema de franquias é uniformemente fornecido pela MINISO e a operação MINISO irá verificar os padrões das lojas de franquia em tempo real.
Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia?
Rafael Arantes da Silva: A rentabilidade do franqueado irá variar dependendo das vendas da loja e do custo fixo da loja.
Mapa das Franquias: Os royalties são em cima do faturamento ou das compras e por que escolheram essa forma de cobrança?
Rafael Arantes da Silva: Os Royalties têm custo fixo de R$5000 e são um padrão mundial MINISO.
Mapa das Franquias: Qual o valor do primeiro estoque? Há valor mínimo de compra pelos franqueados?
Rafael Arantes da Silva: O investimento inicial é de R$ 1,5-2,5 milhão (Estimativa), sendo nesse valor já incluso o primeiro estoque.
Mapa das Franquias: Os produtos são importados? Os preços são definidos pela franqueadora ou o franqueado tem alguma margem para trabalhar?
Rafael Arantes da Silva: Sim, todos os produtos são de fabricação própria e importados. Os preços são definidos pela franqueadora.
Mapa das Franquias: A loja precisa ter um tamanho mínimo de frente. Isso limita a escolha de locais para a implantação?
Rafael Arantes da Silva: Espaço precisa ter no mínimo 150m², largura da fachada superior a 6 metros.
Mapa das Franquias: As cidades que podem receber a loja precisam ter um mínimo de população? Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer?
Rafael Arantes da Silva: O local é liberado por meio de uma análise preliminar dos dados coletados, tais como fluxo de pessoas, localização estratégica, poder de consumo das pessoas entre outros fatores. Temos um profissional de mercado para analisar a região mais adequada. A rede no momento tem 40 unidades, sendo 6 franquias. A meta é de 100 unidades para 2019.