Acompanhando as tendências nacionais do mercado, o estado do Pará tem se tornado cada vez mais competitivo no cenário brasileiro – o que é bom para empreendedores, investidores e consumidores. Ainda pouco explorado no mercado de franquias, o estado apresenta boas oportunidades para quem quer investir no setor.
De olho no potencial do estado, a SUAV, rede especializada em cuidados e estética feminina, inaugura no dia 24 de novembro sua primeira unidade no Pará, na capital Belém – todas as dez unidades franqueadas estão em Minas Gerais, berço da marca. “Estamos muito animados com a inauguração de mais uma unidade, principalmente por ser a primeira fora de Minas. Por ser na capital e principal cidade do estado, a unidade de Belém tem tudo para ser um sucesso”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da marca.
Com cerca de 1,5 milhão de pessoas, além de ser o município mais populoso do Pará, Belém é a grande referência econômica do estado e movimenta a maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) estadual, ocupando a 23ª posição do ranking brasileiro.
Tudo para dar certo
À frente da nova unidade está a advogada Amanda Longhi Bastos Corrêa que encara o empreendimento como uma grande responsabilidade: “Por ser a primeira franqueada SUAV em Belém, o desafio inicial é fazer com que a marca fique conhecida. Não tenho dúvida de que isso acontecerá em um curto espaço de tempo, porque oferecemos qualidade, segurança e eficiência em todos os nossos serviços”, afirma.
Advogada há doze anos, Amanda atuou no mercado imobiliário durante dez anos em diversas regiões do país, mas sempre teve uma veia empreendedora. “Nos últimos dois anos, além de buscar uma melhor qualidade de vida, decidi investir numa franquia com o intuito de satisfazer esse meu lado empreendedor”. A nova unidade será em parceria com o marido, Mauro Arthur Brandão Corrêa. Juntos, os dois mantém uma empresa de prestação de serviços imobiliários. “Vou continuar trabalhando como advogada, mas o projeto é que em pouquíssimo tempo trabalhe unicamente com a franquia”. Mesmo sem ter inaugurado a loja, Amanda já tem traçado um projeto de expansão.
Optar pela SUAV não foi uma escolha aleatória: para a empresária, o segmento feminino está em expansão no Pará. “É notório o aumento da quantidade de lojas, salões e centros de estética que inauguraram nos últimos dois anos, bem como a quantidade de cursos profissionalizantes que têm no mercado paraense para formar esses profissionais”.
Aderindo à franquia, a unidade de Amanda entra para a estatística e passa a fazer parte da variação de 4,7% de novas unidades franqueadas registradas no terceiro trimestre deste ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor faturou 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado e o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou um desempenho de 31,44% em relação ao terceiro trimestre de 2017.
Além de ser de grande interesse do público feminino, o segmento não é importante para as mulheres apenas na busca pelo serviço, já que elas compõem a maior parte da mão de obra. No Pará, as mulheres que trabalham no setor informal são maioria, segundo a Fundacentro (Portal da Saúde e Segurança do Trabalhador). No comércio, a mão de obra feminina é de 41% enquanto que nos serviços é de 50,8%, ou seja, ao mesmo tempo, as mulheres consomem, movimentam a economia e geram novos empregos.
As expectativas quanto à nova unidade são positivas: a franqueada espera alcançar o ponto de equilíbrio em até 120 dias após a inauguração e conquistar o retorno de investimento em até dois anos. “Engana-se quem pensa que a vida de empresário é fácil, não é. Costumo dizer que é o trabalho mais difícil porque é o seu investimento, é o seu sonho. Por isso o trabalho é árduo, diário e, ao mesmo tempo, o prazer é imensurável porque é libertador”.
Amor à primeira vista
Uma rotina corrida e atarefada pode colocar em segundo plano diversas atividades que podem até não ser tão urgentes assim, mas que fazem bem para nosso bem-estar. É por isso que os serviços da SUAV não necessitam de hora marcada: é só chegar e fazer. “O segmento estético sempre me chamou a atenção. Além de eu ser vaidosa, é um mercado em expansão, então quis unir as duas coisas”, explica Amanda. “Antes de escolher definitivamente pela marca, conheci e visitei várias franquias, mas com a SUAV foi amor à primeira vista”.
A SUAV oferece serviços de esmalteria, design de sobrancelhas, depilação e fotodepilação e é uma aposta certeira já que o Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado mundial de estética e beleza: é o quarto país que mais consome esses serviços. Na unidade de Belém será possível encontrar serviços de esmalteria, depilação e design de sobrancelhas.
“Cuidar de si mesma empodera a mulher, eleva a autoestima e isso resulta na expansão do mercado de estética feminina. Nos últimos anos vimos o crescimento desse segmento através da abertura de vários empreendimentos voltados para esse público. É um mercado que está em alta porque a mulher ganhou o mundo e hoje não pensa só na casa e nos filhos. Ela se cuida diariamente, cuida do corpo, da pele, do cabelo”.
A SUAV inaugurará ainda este ano mais três novas unidades: Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT) e no Rio de Janeiro (RJ) e mais três para serem inauguradas no primeiro semestre de 2019.