Fundado em 1999 e único no país a possuir médico revisor reconhecido internacionalmente, o MAXILABOR é um laboratório de análises toxicológicas com expertise para analisar as quatro matrizes biológicas: ar expirado, cabelo, saliva e urina. Essas análises são realizadas em território brasileiro, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.
Considerado um Centro de Referência Nacional e Internacional em exames toxicológicos, o MAXILABOR tem excelência em seus serviços e, por isso, sua gestão é baseada nos requisitos da Norma Internacional ISO 17025, sendo o primeiro laboratório deste segmento a obter tal acreditação (Certificado – CRL 0270).
Os laudos emitidos pelo MAXILABOR são aceitos no exterior, pois a CGCRE/INMETRO mantém acordos de reconhecimento mútuo com 58 organismos de acreditação de 46 países, o que confere a aceitação da acreditação em todos esses países.
O MAXILABOR é gerido por profissionais que são pioneiros na implantação de Programas Corporativos de Controle do Uso Indevido de Drogas – CUIDE, em empresas nacionais. Trata-se de um programa moderno, justo e eficaz no combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas no ambiente corporativo e conduzido por profissionais da área da saúde, especialistas em Dependência Química e Comportamentos Compulsivos.
Vale ressaltar, que segundo as últimas estatísticas do DENATRAN, o Maxilabor é o primeiro laboratório brasileiro em número de análises realizadas entre março de 2016 (quando a Lei 13.103 entrou em vigor) até julho de 2017: 168.400 exames.
Por fim, o MAXILABOR é o responsável pelas análises toxicológicas dos funcionários das três principais companhias aéreas do país, atendendo a RBAC 120 (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil), através do Programa de Prevenção do uso Indevido de Substâncias Psicoativas na Aviação Civil, que se aplica a qualquer pessoa que desempenhe atividade de risco à segurança operacional na aviação civil, válidos perante à ANAC. E, também, um dos poucos laboratórios de análises toxicológicas que realiza o exame toxicológico exigido para candidatos a concursos públicos.