O Giraffas é um veterano do setor de fast-food no Brasil, tendo sido fundado em 1981. Líder em vendas de pratos, a marca está presente em 130 cidades, possuindo mais de 410 unidades no território nacional e até no exterior.
90 mil pessoas aprovam e consomem todos os dias com seus pratos e lanches preparados por um “exército” de 10 mil colaboradores.
A presença do Giraffas é marcante: está em lojas de rua, rodoviárias, aeroportos, shoppings e quiosques. A rede está onde o consumidor está, buscando sempre oferecer qualidade e preços acessíveis. Mas como consegue? E será que é possível um gigante crescer ainda mais?
Confira nossa conversa com Claudio Miccieli, Diretor de Gestão do Grupo Giraffas.
Mapa das Franquias: Qual a importância da diversidade do cardápio do Giraffas (pratos, sanduíches, menu infantil, happy hour, etc.)? É possível vender bem e vender o tempo todo? Isso impõe algum desafio logístico à rede?
Claudio Miccieli: Logística eficiente é fácil, duro é fazer isso com a infraestrutura precária e limitada que dispomos no Brasil. A questão da logística é sempre o nosso principal desafio, principalmente quando saímos do triângulo Brasília, Rio e São Paulo. Nós temos um parceiro logístico, a Martin Brower, que nos ajuda a resolver e superar este ponto, mas com rotas de centenas ou milhares de quilômetros, o que não faltam são problemas e surpresas.
De maneira geral, nosso cardápio é pautado pela variedade, procurando gerar um fluxo de clientes em todos os períodos do dia, minimizando os custos fixos. Vemos boas marcas, mas com forte concentração de clientes em horários limitados, o que é ruim para o franqueado. Mas é algo que pode ser opção estratégica da marca ou ainda variar muito de acordo com o local do estabelecimento e até com as estratégias do próprio franqueado.
Além de oferecer variedade de cardápio, nós buscamos atender à toda diversidade dos momentos de consumo. Faz parte de nossos objetivos propiciar ao nosso franqueado a possibilidade de gerar movimento durante todo o período em que o restaurante está aberto, reduzindo a ociosidade e, consequentemente, aumentando a rentabilidade.
O Giraffas, há bastante tempo, deixou de atender a um nicho específico, de ser considerar um restaurante com uma única linha de produtos. Hoje, além de oferecer tantas opções, ainda conseguimos ser a maior rede de pratos do Brasil.
Mapa das Franquias: O uso de um apresentador de grande renome como Rodrigo Faro na comunicação não encarece a operação como um todo? O quanto disso é, de alguma maneira, repassado ao franqueado?
Claudio Miccieli:Não. O Giraffas é uma empresa com estrutura sólida e, por mais que haja integração entre suas diferentes áreas, para formar uma unidade de negócio coesa, o investimento em comunicação é feito a partir de recursos estabelecidos previamente para a área.
A escolha de uma celebridade é fruto de estudos e pesquisas internas, que apontam para a eficiência da estratégia para provocar maior aproximação do público com a marca, assim como melhor memorização da mensagem do conteúdo publicitário.
Quando utilizamos o poder da comunicação de uma figura como o Rodrigo Faro, reforçamos a marca Giraffas nacionalmente e potencializamos sua conexão com o público, o que, ao contrário de gerar custos ao franqueado, representa aumento nas vendas.
Mapa das Franquias: De acordo com o site Giraffas:
“Mais do que dono da franquia, é necessário ser (ou apresentar) um operador, tendo disponibilidade para se dedicar e respeitar os processos da franquia.”
O quanto é necessário se dedicar? O que exatamente significa respeitar os processos da franquia e qual seria o perfil ideal do franqueado?
Claudio Miccieli: Claramente, as melhores rentabilidades são de unidades comandadas pessoalmente pelo investidor, com dedicação pessoal ao seu negócio, e que sejam bons operadores. Um gerente muito bom não substituiu um dono apenas bom. Franquia de alimentação não é loja de 1.99, existe uma grande responsabilidade em fornecer refeições para as pessoas. No nosso caso, cerca de 2,5 milhões de refeições a cada mês, chova ou faça sol.
É claro que a dedicação do franqueado vai variar conforme a sua equipe seja mais e mais bem treinada, mas é sempre desejado o envolvimento pessoal, desde o treinamento até a abertura do restaurante. Quando o investidor possui mais de uma franquia, então poderá treinar uma equipe profissional que ele irá coordenar e gerenciar, podendo assim afastar-se do dia a dia de suas unidades.
Nosso histórico mostra que os restaurantes com franqueados mais presentes no negócio, que passam pelo menos de 4 a 6 horas próximos à equipe, têm, em média, de 3% a 4% de lucratividade acima das operações em que o franqueado fica afastado. Isso ocorre, principalmente, pelo acompanhamento e gestão das pessoas e dos processos operacionais, pelo relacionamento com os clientes e pelo permanente controle de qualidade.
Com relação a processos, todos os franqueados devem seguir os nossos padrões, desde a compra em fornecedores homologados, uso de receituário padrão da rede, uso de books e processos de preparação de produtos, sem deixar da participação de campanhas promocionais.
Não existe um perfil ideal de franqueado, mas características desejadas são possuir a habilidade para gerir equipes e interagir com as pessoas e controlar gastos e qualidade, pois essa é a base de nosso negócio. Quem já tem alguma experiencia com gestão de pessoas e conhece a dinâmica do varejo tem um início mais tranquilo. Contudo, o Giraffas tem processos de treinamento que tornam possível o desenvolvimento de gestores menos experientes.
Testes e treinamentos
Mapa das Franquias: Como é o treinamento de um franqueado Giraffas e quanto tempo ele dura?
Claudio Miccieli: Antes de fechar o contrato, o franqueado passa por um pequeno período de testes com duração um ou dois dias. Isso acontece para que, antes de ter uma loja, o candidato vivencie a operação, o processo de produção, controles e gestão, para então iniciar as tratativas contratuais com o candidato a franqueado melhor informado.
Após a assinatura dos contratos, há um processo de treinamento de aproximadamente 20 dias para o franqueado, antes que ele assuma a operação. Posteriormente, durante a operação de restaurante, são realizados periodicamente diversos treinamentos com o franqueado e sua equipe, incluindo gestão de estoque, controle financeiro, auso das receitas, vendas e outros processos. Em média, temos um investimento anual de 40 horas com cada franqueado.
Mapa das Franquias: No site, também encontramos um gráfico de crescimento impressionante apontando 1 bilhão de faturamento em 2020 e 500 PDVs. Dá para ser tão otimista mesmo com a proximidade das eleições e as incertezas que elas trazem? Qual a estratégia para atingir tais resultados?
Claudio Miccieli: Nós acreditamos em uma recuperação gradativa no país. Independente disso, o foco do Giraffas está em seu modelo de negócio e em entender a rotina alimentar do brasileiro, suas preferências e necessidades do dia a dia, para oferecermos atrativos inerentes ao momento econômico.
Hoje nós temos uma frente de trabalho em expansão, inovação, qualidade, marketing e operações com objetivos agressivos, em um plano de crescimento extremamente consistente. Estamos trabalhando duro para atingir a nossa meta, mas acredito que, trabalhando bem, podemos ultrapassar a meta de 500 unidades – em 2018 estamos prevendo abrir 28 novos restaurantes.