Ao longo de três décadas de atividade, a Rabusch já superou muitas dificuldades. Afinal, a marca surgiu em meio a dificuldades econômicas no país, mais precisamente, durante o primeiro plano de congelamento de preços, em 1986.
Foi quando o fundador da Rabusch, Alcides Debus, adquiriu a loja de roupas de um amigo que estava em dificuldades financeiras. Formado em Administração de Empresas, Debus logo percebeu que havia um público feminino, economicamente ativo que consumia vestuário e que passou a indicar a loja às amigas. Foi quando Debus criou a marca Rabusch e passou a fabricar alguns produtos com esse selo.
A Rabusch ingressou no franchising em 2010, quando a franqueadora foi estruturada e deu início a sua expansão nacional. Esse processo segue até hoje. Conversamos sobre isso com Debus. Procuramos também saber como a franqueadora se relaciona com os franqueados e quais as oportunidades que devem surgir em 2018. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: O que mudou no mercado nesses 30 anos?
Alcides Debus: Ao longo de três décadas, a Rabusch passou por diversos momentos, desde a criação da primeira fábrica, a abertura de suas primeiras lojas em shopping centers do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Também foi visível o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, no empreendedorismo e na renda familiar, o que contribuiu e muito para que ela sempre lembre da Rabusch como solução para estar sempre elegante, moderna e bem vestida.
Mapa das Franquias: Quais as características da região Sul onde atuam?
Alcides Debus: A Região Sul tem como maior característica a presença de diversas culturas, o que ajuda as estilistas da Rabusch a manter as características neotradicionais e cosmopolitas das coleções da Marca.
Mapa das Franquias: Para onde pretendem crescer na região, no interior, nas grandes cidades, ambos?
Alcides Debus: Entendo que a Rabusch pode estar presente nas principais cidades do país, tanto nas capitais como nas principais cidades do interior do estado, pois alia estilo, modelagem e preço justo à Mulher de Sucesso.
Tem que ser fashion?
Mapa das Franquias: A maioria dos franqueados é do sexo masculino ou feminino? Precisa entender tudo de moda ou mais de vendas?
Alcides Debus: Grande parte dos franqueados são casais, que incentivados pela esposa investem na franquia Rabusch. Mas temos franqueados e cases de sucesso de empresários multivarejistas ou executivos de grandes empresas e multinacionais, o que mostra que não é necessário entender tudo de moda ou de vendas, mas sim seguir os padrões e orientações da franqueadora e administrar pessoas.
Mapa das Franquias: A franqueadora ajuda com a parte “fashion”?
Alcides Debus: Criamos todas as coleções e sugerimos o mix de prvodutos a ser comprado pelo fraqueado, de acordo com as características de seu território de atuação.
Mapa das Franquias: Como interagem com os franqueados no dia a dia? Utilizam intranet, Whatsapp ou algum outro meio?
Alcides Debus: Temos intranet, grupos de whatsapp, o CAF, Central de atendimento ao franqueados, supervisão e consultoria de campo, encontros e treinamentos mensais.
Todos os franqueados e sua primeira equipe recebem o treinamento inicial e posteriormente recebem os acompanhamentos do consultor de campo e das multiplicadoras de vendas. Estas são responsáveis por atuar na recuperação de unidades com performance de vendas abaixo da expectativa.
Mapa das Franquias: Como acreditam que as eleições deste ano podem afetar o negócio? Dá pra confiar na retomada da economia?
Alcides Debus: Existe um sentimento de retomada da confiança, tanto do empresário como do consumidor. O Brasil está gradualmente retomando sua rota de retomada do crescimento do investimento e recuperação do emprego e da renda. A queda da taxa de juros também influencia positivamente no investimento numa franquia, pois a rentabilidade do negócio torna-se aliado do franqueado para abrir seu negócio ou expandir sua rede de franquias.