Nem tudo no Brasil acaba em pizza. Às vezes começa. Foi assim com a Rede Leve Pizza, que trabalha com o inovador formato de pizza pré-assada. A ideia surgiu em São Paulo, virou franquia, mas não foi fácil. Foi necessário implementar uma verdadeira “cultura” para isso. Ou seja, foi necessário explicar ao consumidor o que ele iria adquirir. Mas deu certo: hoje são mais de 130 unidades em 16 estados, com 3 mil pizzas vendidas e mais de 70 sabores.
O Mapa das Franquias ainda quer saber mais: como é a relação com os franqueados e para onde ainda pretendem crescer?
Conversamos com Tiago Azem, diretor executivo da Rede Leve Pizza para saber as respostas. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Por que pizzas pré-assadas? O consumidor entende bem essa característica? Como ela pode ser benéfica ou vantajosa?
Tiago Azem: Iniciamos nossas atividades em 2010, quando não existia essa ideia aqui no Brasil. Fomos os primeiros a adotar a ideologia de pizzas pré assadas, então desenvolvemos o trabalho de implantar uma ‘cultura nova’, algo que ninguém nunca havia visto antes. Muitos achavam que era pizza congelada. As pessoas entravam na loja e não sabiam o que estavam encontrando, o que oferecíamos e como o produto funcionava (pizza feita na hora com ingredientes frescos e muita qualidade para ser assado em casa, com preço mais acessível que as tradicionais). Então tínhamos que explicar bem isso, tanto pessoalmente, como ao telefone, durante os pedidos. Hoje em dia todos entendem e sabem bem do que se trata.
Vantagens: Em nosso modelo de negócio, como a pizza é assada na casa do cliente, pensamos na praticidade e desenvolvemos o box grill, que é a caixa da pizza que pode ser levada ao forno que fica pronta em apenas 10 minutos. Além disso, o valor é acessível (entre R$20 e R$30), a massa é artesanal, ingredientes são frescos e o sabor surpreende, é muito saborosa.
Mapa das Franquias: Qual o diferencial do suporte ao franqueado oferecido pela rede?
Tiago Azem: Atualização constante e agilidade imediata! Além dos métodos operacionais oferecidos como suporte ao franqueado pela marca que, acompanham a tecnologia atual: os treinamentos ocorrem via telefone, Skype, web conferência e chat no próprio sistema de vendas. Mas claro que são ferramentas que complementam outros métodos, como o realinhamento in loco e consultoria remota semanal para acompanhamento.
Buscamos inovação e modernidade, mas sabemos que cada perfil de franqueado funciona de uma forma, por esse motivo, sempre estudamos cada um e oferecemos as melhores soluções. Principalmente porque cada setor da franqueadora deve auxiliar o investidor em áreas específicas de sua competência, como por exemplo, o financeiro com orientações sobre boletos e pagamentos, operações com padronização e normas para o bom funcionamento de toda a rede, consultores para auxilia-lo na gestão de sua unidade, soluções, entre outras opções.
A agilidade imediata faz parte da sinergia que buscamos promover entre nossa rede e o franqueado para que ele se sinta amparado em todos os sentidos. Buscamos oferecer resposta rápida e objetiva, focando no real problema do franqueado e com uma solução cabível ao momento dele franqueado, o auxiliando em pontos que o impedem de visualizar o que precisa ser mudado ou corrigido.
Conectados
Mapa das Franquias: Quais as ferramentas, digitais ou outras utilizadas nesse suporte? O quanto do feedback recebido é incorporado à rede?
Tiago Azem: Telefone, Skype, web conferência, chat no próprio sistema de vendas e vídeos na intranet do franqueado.
Mapa das Franquias: Como funciona a consultoria semanal? Dá pra atender toda a rede?
Tiago Azem: A consultoria remota, como o próprio nome diz, é realizada semanalmente na unidade do franqueado com auxílio via telefone ou skype, para orientá-lo, informá-lo e até mesmo como forma de cobrar medidas e ações sugeridas ou implantadas. Sim, conseguimos atender toda a rede devido à quantia de equipe.
Mapa das Franquias: Qual é o tamanho atual da rede e o quanto ela pretende crescer em 2018? Qual sua estratégia para a ampliação?
Tiago Azem: Atualmente somamos 130 unidades por todo território nacional. Nossa meta é chegar até o fim de 2018 com 160 unidades. Em curto prazo, nossos planos de expansão são de trabalhar as principais regiões do país: São Paulo, Distrito Federal, Minas e Rio Grande de Sul. Em até três anos, pretendemos iniciar nosso processo de internacionalização da marca, a começar por países da América do Sul. A cultura desse local é semelhante à nossa cultura, e para a marca seria mais viável devido à logística, proximidade geografia, entre outros aspectos.
Qual o investimento?
Mapa das Franquias: Imaginando que eu tenha cerca de 200 mil para investir numa franquia, dá pra começar a pensar na Leve Pizza? Como você me convenceria a ingressar na rede?
Tiago Azem: Sim, e ainda sobra dinheiro. Nosso investimento total é de R$166.500 mil, ou seja, R$35 mil de taxa de franquia, R$111.500 de taxa de instalação e R$35 mil de capital de giro. Vários fatores contribuem para o sucesso e preferência da marca, o setor de alimentação em expansão é um deles!
Independente da situação econômica, a alimentação é prioridade, pois trata-se de uma necessidade do ser humano, fora isso, a pizza está entre os alimentos preferidos dos brasileiros – o que nos coloca à frente de muitos e permite que as vendas só aumentem. Além disso, nosso lucro líquido proporciona uma sustentabilidade saudável para o negócio do fraqueado.