Fundada em 1998, a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas é a maior rede de franquias de clínicas odontológicas do Mercosul e tem foco intenso no relacionamento com o consumidor. Tudo para tornar as experiências nas clínicas da rede as mais agradáveis possíveis.
Atualmente, 60 unidades em operação. Dessas, 54 estão em 14 estados brasileiros e as outras 6 no Paraguai. Para assegurar consistência e qualidade, as equipes de cada unidades passam por treinamentos a cada três meses. As atualizações envolvem desde o primeiro atendimento a um novo paciente até o controle financeiro e a administração da clínica.
Mas há outros diferencias e boas práticas que conhecemos melhor ao conversar com o Dr. Faisal Ismail, presidente e sócio-fundador da ORTOPLAN. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Como surgiu a ORTOPLAN e como ela abordou desde o início o medo que muita gente tem de uma simples ida ao dentista?
Dr. Faisal Ismail: A ORTOPLAN surgiu da necessidade em se ter uma clínica, na época de 1998, com atendimento multiprofissional na odontologia o que era uma raridade. Iniciamos então a desenvolver o modelo de trabalho e atendimentos aos clientes, sempre trazendo os conceitos mais modernos em acolhimento e receptividade aos nossos clientes e seus familiares, sendo que nosso modelo de franquia foca sempre a família e sua saúde com a prevenção.
Mapa das Franquias: Que tipo de ambiente posso esperar encontrar na recepção das unidades da ORTOPLAN? Como as unidades são fiscalizadas para assegurar que essas boas práticas sejam mantidas?
Dr. Faisal Ismail: O ambiente que vai encontrar tem semelhança com a sua casa, com uma sala de estar, muito bem humanizada, cores que te trazem paz e harmonia, com pessoas felizes. Em nossas recepções sempre os clientes tem muito conforto e a percepção de realmente estar em casa. Utilizamos a aromoterapia em diferentes ambientes a fim de garantir um ambiente mais agradável e acolhedor, o que auxilia na diminuição do nível de stress, especialmente no caso de pacientes que tem aquele “medo” do dentista.
O controle da qualidade é realizado por meio de pesquisas semestrais com nossos clientes, em toda rede. Através de nosso portal na internet temos um “Fale com o Doutor”. Por ele, qualquer cliente pode dar sua opinião. Ainda, temos nosso aplicativo para celulares AgendaOdonto, pelo qual o cliente pode enviar informações pra nós em caso de algum inconveniente.
Mapa das Franquias: Como é feita a triagem dos e-mails recebidos pela franquia? E de que maneira busca-se a resposta e as medidas adequadas a cada situação?
Dr. Faisal Ismail: A triagem dos e-mails é realizada em 2 partes: uma administrativa e outra clínica. Na parte administrativa, a franqueadora tem uma equipe especializada para absorver e entrar em contato com o cliente, seja ele de qualquer parte do Brasil, com a solução em até 24 horas. Na parte clínica, os retornos ficam a cargo de nosso Vice-Presidente, que é o consultor clínico da rede. Ele responde pessoalmente todos os e-mails de perguntas dos clientes.
Mapa das Franquias: Quem pode ser franqueado da rede? É preciso ter formação em odontologia?
Dr. Faisal Ismail: Toda pessoa que tenha perfil de empreendedor, disponibilidade para estar no negócio, tenha condições financeiras e queira evoluir pode ser um franqueado. Seja ele dentista ou investidor, sempre buscamos a parceria ideal, que seria estas duas pessoas juntas, pois somam habilidades e conhecimentos diferentes, sendo bons para nosso modelo de franquia.
Mapa das Franquias: Planos para 2017/2018: dá para crescer mais? Como? Quais as estratégias da Ortoplan para driblar o cenário recessivo? E no que as boas práticas podem influenciar nisso?
Dr. Faisal Ismail: Sim. Dá para crescer mais. Buscamos redesenhar nossa estratégia de acordo com os movimentos que acontecem no nosso país. Sabemos das dificuldades de alguns setores, mas temos os melhores investidores do mundo por aqui. São empreendedores corajosos e com gana de crescer. Isso nos faz planejar um crescimento em 30% para 2017 e para 2018 não seria menos que isso, visto que o país está se ajustando bem a partir deste ano, retomando o crescimento para 2018.