Você é dinâmico, tem ideias inovadoras e um capital para investir. Quer empreender e deixar sua marca no mercado e no mundo, inovar. Mas ao mesmo tempo, vê a oportunidade de crescer ingressando numa rede de sucesso já estabelecida, uma franquia. E agora? São desejos antagônicos? Dá para ser um pouco de cada, empreendedor e franqueado? Ou todo franqueado é, por definição, um empreendedor?
O Mapa das Franquias conversou com Roberto Kanter, Consultor da GC-5 Soluções Corporativas e Professor da FGV para esclarecer essas definições conceituas e coletar preciosos insights que podem ser postos em prática. Confira.
Mapa das Franquias: Sinto que minha vocação é empreender. Entrar numa rede de franquia é uma boa para mim? Por quê?
Roberto Kanter: Ótima pergunta. Um dos erros mais comuns no mercado de franquia é associar a compra de uma franquia com sucesso garantido. A franquia é um negócio comprovadamente rentável em outros mercados onde os proprietários, sejam franqueadores ou franqueados, dedicam uma enorme quantidade de tempo e de esforço para dar certo. Então se o seu espírito é empreendedor, bem-vindo ao fascinante mundo das franquias. Não irá se arrepender. Afinal empreender é sinônimo de risco.
Mapa das Franquias: De modo geral, quais costumam ser as regras e manuais impostos pelas franqueadoras? E por que eles existem?
Roberto Kanter: Qual é a ideia por trás de uma franquia? Possuir um negócio comprovadamente rentável e de fácil multiplicação. Franquias de sucesso são empresas escaláveis, isto é, com potencial de crescimento. Isso explica o porquê de regras e manuais. Sem processos claramente definidos, que vão desde a estruturação interna à exposição do produto no ponto de venda, cada franqueado faria de seu jeito e rapidamente a padronização não seria mais percebida pelo público alvo e com isso a franquia terminaria.
Mapa das Franquias: Ao ingressar numa franquia, tenho flexibilidade para “fazer as coisas do meu jeito” ou inovar?
Roberto Kanter: Esse é um ponto muito interessante e objeto de conflitos frequentes. A existência dos processos é a razão de ser de uma rede de franquias. Quando se permite alterações individuais em assuntos essenciais para a empresa, tais como mix de produtos, comunicação externa, layout e exposição no ponto de venda, perde-se a razão de constituir uma franquia. Então, não há espaço para “fazer as coisas do meu jeito” ou mesmo inovar. Entretanto, existe um número cada vez maior de franquias com conselhos consultivos onde o espaço para franqueados serem ouvidos se torna frequente. Nessas empresas, o franqueador costuma estar mais aberto a mudanças e adaptações.
E agora, que caminho seguir?
Mapa das Franquias: Quem quer empreender deve procurar que caminho no Brasil de hoje, com crise? E quem busca ingressar numa rede de franquias, terá mais facilidade ou dificuldade em que segmento?
Roberto Kanter: O momento econômico não é favorável para grandes investimentos com exceção dos investidores que estiverem capitalizados. Esses conseguirão ótimas negociações com todos os envolvidos, da rede de franquias ao locador e demais fornecedores. Não recomendo que se tome capital de terceiros. As taxas de juros estão muito altas, os negócios mais devagar e, portanto, o retorno de investimento será mais longo.
Quem busca uma franquia encontra um momento bastante favorável para negociações. Não gosto de recomendar áreas de atuação. Prefiro oferecer algumas sugestões: primeiro a escolha da franquia e, portanto, do setor deve ser feito por afinidade e jamais por modismo. Segundo, pesquise muito, converse com outros franqueados da rede e concorrentes diretos. Terceiro: a decisão precisa ser um caminho entre a razão (números e indicadores) e a paixão. Último: não espere milagres.
Mapa das Franquias: Qual seria seu conselho para um empreendedor que possui uma determinada loja de sucesso e quer transformá-la em franquia, chegando a todo o país?
Roberto Kanter: Quem acredita que seu negócio possui potencial para se transformar em uma franquia deve primeiramente estudar toda a sua operação, desde a compra até a venda e colocar no papel como forma de processos. Em segundo lugar deve procurar abrir uma filial sua em outra praça e operar como se fosse um franqueado de forma a validar a rentabilidade do negócio para ambos. Uma vez comprovado, deve buscar um profissional da área para cuidar de toda a documentação necessária, tais como os manuais e contratos de oferta.
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