Um dos grandes erros de algumas franquias é não ter essa padronização 100% estabelecida e só perceber o quanto isso é prejudicial à marca, a partir do momento que já tem algumas unidades em operação.
Ter uma rede padronizada é conceito básico no franchising. É através da padronização que todas as unidades terão a mesma identidade, gerando identificação ao consumidor. A padronização não se limita a fachada, mas se estende também para o sistema de atendimento, uniformes, processos, etc.
“A preocupação com isso deve começar desde a fase de formatação da franquia. Antes mesmo se lançar no mercado, o franqueador deve ter uma identidade visual, padrões e processos muito bem desenhados para que seja cumprido a risca pelos franqueados que se juntarem a marca” relata Leandro Rampazzo, sócio diretor da Godiva propaganda.
A padronização está altamente ligada ao sucesso da marca. Visto que as redes de maior sucesso no mercado se preocupam muito com a padronização, inclusive penalizando aquele franqueado que foge ao que foi determinado. Ela é fundamental para valorizar a marca e destacar a essência do negócio.
“Padronizar é discutir o procedimento, determinar o padrão e monitorar se esta de acordo com o planejado. É uma tarefa que requer muita determinação, pois é importante que esteja claro para o franqueado que aquela maneira foi testada e aprovada pela franqueadora” completa Rampazzo.
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