Porto Alegre recebe a primeira loja da Yes Cosmetics

Publicado em 15/08/2014 por Bruna Santos de Souza | Ultima Atualização em 03/12/2014

Em entrevista a empresária Rosane Terragno contou os pontos positivos e negativos de abrir uma rede de franquias e como está divulgando a loja

No dia 4 de junho deste ano abriu em Porto Alegre a primeira loja física da rede de franquias brasileira Yes Cosmetics. A Território da Beleza é dirigida pela administradora de empresas Rosane Terragno, fica no Centro Histórico da Capital Gaúcha e é especializada em perfumaria, maquiagem e outros cosméticos.


Rosane contou que a ideia de virar franqueada veio após decidir dar um novo rumo na sua carreira profissional. Anteriormente trabalhava em administração hospitalar, área bem diferente da que atua no momento. Ela explicou que apesar da formação nunca havia trabalhado diretamente na área administrativa então este mercado ainda é novo e por isso escolheu ser franqueada. “Eu queria sair da minha área, eu achava que viajava muito e que daqui a pouco ter um negócio próprio seria mais tranquilo. Me enganei um pouco (risos). Mesmo sem movimento tu tens que estar aqui, tem todo compromisso”, falou.


A escolha pela Yes Cosmetics veio após uma pesquisa sobre empresas de franquias. Rosane aponta que o fato da Yes não cobrar taxa de royalties, como as demais redes de cosméticos que atuam no franchising, foi positivo na escolha pela marca. Porém, a empresária ressalta que a liberdade dada pela rede tem seus traços negativos. “Toda a parte de divulgação da marca e da loja na tua região é por tua conta e risco”, salientou. A administradora ainda lembrou que o site da Yes é bem atrativo, mas nem tudo corresponde com a realidade. Rosane explicou que o valor inicial do investimento é de R$ 7.500 mil, contudo, este valor é para a compra da mercadoria, ou seja, o valor aumenta no momento da escolha do local onde a loja será inserida, decoração, internet, telefone e divulgação. “Isso pode pegar os desavisados como eu, mas não estou arrependida, pelo contrário estou bem confiante”, enfatizou.


Rosane tem usado as redes sociais para divulgar a loja. Usa o Twitter, Facebook e o Instangram para anunciar as promoções, as campanhas institucionais e também os eventos que a Território da Beleza promove, como cursos de maquiagem, coquetéis e bate-papos com blogueiras especializadas no ramo da maquiagem e beleza. Uma das campanhas que a empresária está realizando em sua loja é com uma coleção de maquiagens que leva a assinatura da maquiadora e blogueira gaúcha Alice Salazar. Também haverá nos próximos sábados, 16 e 23 de agosto, curso de maquiagem com Duda Fernandes, do blog Pretty Poison.


Já a parte administrativa a Yes cobra um valor para que o franqueado possa ir até Recife (cidade em que fica a matriz da rede) para receber todo o treinamento. Além disso, disponibiliza um site no qual os empresários podem utilizar para tirar dúvidas. Também há um sistema próprio da Yes no qual o franqueado pode fazer todo o controle da loja, o que facilita a vida do empresário.


Para Rosane as empresas mostram que depois de aberto o comércio o franqueado já vai sair lucrando no primeiro mês “Eles passam a ideia que tudo está redondinho, mas não é bem assim”, explicou. A empresária disse que contratou uma empresa de marketing para entender o mercado gaúcho, já que o público é bairrista e tem tendência em não aceitar bem novos produtos. Ela lembrou que o momento não está muito propício as vendas, isso não é um reflexo apenas na loja dela, mas em todas do shopping. Toda via, acredita que este é apenas mais um momento ruim que o País está passando e que logo se recuperará.


A Território da Beleza fica no Centro Shopping, na Avenida Voluntários da Pátria, nº 294. 2º Andar, loja 255. 


Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter


 

Palavras-chaves: Franquias, Franquias de cosméticos , Yes Cosmetics, Território da Beleza