Franquias sólidas dão dicas para crescer de forma estruturada

Publicado em 03/01/2017 por Imprensa

Redes como Sigbol Fashion e Pizza Cesar optam por consolidar unidades existentes, antes de buscar novos empreendedores

Expandir é um dos principais objetivos dos empreendedores que estão a frente de negócios no segmento de franquias, no entanto, existem marcas que preferem investir na consolidação das unidades já existentes antes de partir para o crescimento em número de operações. Segundo a diretora de expansão da consultoria Franquia Exata, Nara Silvério, é preciso fazer uma análise minuciosa do negócio antes de pensar em crescer. “As vezes, na ânsia de expandir, podemos cometer alguns erros, por isso, é fundamental desenvolver um plano de negócio bem estruturado, de forma que a abertura de novas unidades não ocorra em detrimento das que já existem. Uma rede consolidada pode trazer resultados mais efetivos para a expansão”, afirma.


Para os empresários Aluizio de Freitas, diretor da Sigbol Fashion, e Leonardo Ramos, diretor de expansão da Pizza Cesar, mais do que abrir unidades, é fundamental garantir que as lojas já existentes tenham sua operação bastante estruturada para que o crescimento da rede ocorra de forma autossustentável e sem que as novas operações interfiram na saúde das demais. No caso da Sigbol Fashion, mais do que abrir novas unidades, Freitas está preocupado em garantir o bom andamento dos negócios para os franqueados. “Estamos sempre pensando em parcerias com fornecedores e campanhas de descontos para alunos, com o intuito de viabilizar a lucratividade das nossas unidades por meio da comercialização dos materiais didáticos e matrículas de alunos”, explica.


No caso da Pizza Cesar, tradicional rede que atua há 21 anos em Brasília, antes de investir na expansão por franquias, os sócios fundadores da marca testaram diversos modelos de negócio, como delivery e atendimento no salão das pizzarias, antes de oferecer um formato franqueável. Atualmente, contam com oito unidades próprias em operação e pretendem abrir cinco franquias em 2017. “Foram dois anos de desenvolvimento, principalmente da parte jurídica, já que não estávamos dispostos a abrir mão nem da sociedade, nem do desempenho das lojas já instaladas em Brasília”, afirma o diretor de expansão Leonardo Ramos.


Com cases de sucesso, os empreendedores dão três dicas fundamentais para quem quer expandir de forma saudável:


1 – Assuma um compromisso com seu negócio


O grande desafio é compreender que ao franquear, o empreendedor assume um compromisso integral e precisa se dedicar ao máximo a ele, além de precisar se cercar de colaboradores qualificados. “O olho do dono e suas escolhas fazem o negócio crescer. É importante que os franqueados sejam vistos como parceiros e entender que o desempenho deles reflete diretamente na construção da marca no mercado, por isso, a franqueadora deve exercer um papel essencial para buscar ações que ajudem na consolidação de suas unidades”, pontua Aluizio de Freitas, diretor da Sigbol Fashion.


2 – Esteja sempre atualizado


O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo a frente do que é esperado do seu negócio, com o intuito de garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia.


3 – Conheça o mercado


Um empreendedor precisa conhecer seu segmento e sua concorrência. Antes de lançar novos modelos de negócio ou dedicar esforços para a abertura de unidades, é fundamental estudar o segmento e o que eles têm a oferecer, além de analisar os possíveis riscos. “O setor de franquias tem sido cada vez mais procurado por empreendedores e está em constante evolução, por isso, é importante se esforçar para acompanhar as tendências e outras marcas para não ficar de fora das preferências do público”, avalia o diretor de expansão da Pizza Cesar, Leonardo Ramos.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Expansão de franquias , Franquias , Gestão de franquias , Sigbol , Pizza Cesar