Confira os cinco setores de franquias que mais faturam no Brasil

Publicado em 13/03/2015 por Bruna Santos de Souza

Espera-se que o mercado de franquias não pare de crescer mesmo com a crise econômica no qual o Brasil passa, segundo Cristina Franco, diretora da ABF.

No ano de 2014 o mercado de franchising bateu recordes de faturamento. Comparado com os anos anteriores, o aumento foi de 7,7%, de acordo com o divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A estimativa para esse ano, mesmo que a economia do País não vá bem, é de que o mercado de franquias crescerá entre 5% a 7%. Entre os setores destaques estão o de serviços, alimentação, esportes/saúde/beleza/lazer, vestuário e turismo.


Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, atribui esse crescimento ao fato de muitas lojas abrirão, principalmente em shoppings que serão inaugurados ao longo de 2015.


Já Cristina Franco, presidente da ABF, salientou que “O franchising é uma indústria promissora, nos momentos bons e difíceis. Temos um cenário complexo que nos pede cautela. O governo fará uma série de ajustes que impactam o varejo e, portanto, o franchising nacional, mas somos capazes de produzir resultados mesmo diante dessa situação”.


O destaque no aumento no faturamento foi o setor de serviços que avançou 21%, se comparado com 2013. A perspectiva é que este seja o destaque de 2015 tanto no faturamento tanto na abertura de novas franquias. Neste ramo, o que mais se destacou foi a rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga AM PM MINI MARKET, ou simplesmente, lojas AMPM. Franqueada desde 1994, hoje são 1565 unidades espalhadas pelo Brasil. No ranking da ABF, a marca ficou em sétimo lugar no número de franquias abertas. 


A alimentação foi o segundo na lista de setores que mais faturaram e os especialistas acreditam que mesmo com a crise este ramo de negócios ainda se manterá aquecido e contratando profissionais. No ano passado no faturamento cresceu 20,1%. Na classificação de marcas franqueadas com o maior número de lojas este setor domina a lista, com cinco marcas presentes. Entre elas está a Cacau Show que hoje possuí mais de 1600 unidades espalhadas pelas diversas cidades do País.


Esportes, saúde, beleza, e lazer cresceram 18,3% no ano passado. Espera-se que este setor mantenha o ritmo, muito porque o brasileiro não abre mão da vaidade e cada vez mais cuida da saúde. O grupo O Boticário é o primeiro da lista das marcas que mais cresceram no quesito número de franquias. De acordo com dados divulgados no site da empresa, são cerca de 3.750 lojas, em 1.752 municípios brasileiros.


O mercado de franquias de vestuário cresceu 7,6%, e esperasse que mantenha o bom desempenho neste ano de 2015. Apesar do desenvolvimento e do número alto de marcas que surgem, nenhuma tem um alto número de franquias. Porém, a Cia Hering é considerada a maior do ramo, com 732 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 17 no Uruguai, Bolívia, Paraguai e Venezuela. 


Hotelaria e Turismo encerra a lista dos cinco setores que mais faturam em 2014 e que prometem se manter aquecido neste ano. Este mercado cresceu no ano passado 7,3%. Com o aumento do preço dólar, que nesta semana bateu a casa dos R$ 3, o turismo dentro do território nacional tem possibilidade de crescer e já dá reflexos disso. Em entrevista ao jornal O Dia, Antônio Gomes, diretor do site Hotel Urbano, disse que já percebeu que com o aumento significativo do preço nos pacotes de viagens internacionais, o pacote de viagens dentro do País tornou-se mais atrativa. Gomes falou na entrevista que o brasileiro não deixou de viajar, mas optaram por não sair do Brasil. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas mostrou que o número de passageiros em voos domésticos em janeiro deste ano teve alta de 12,5%, na comparação com o mesmo período de 2014. Um dos fatores foi a valorização do dólar frente ao real. 


Na lista das franquias de hotelaria e turismo com maior número de unidades abertas está a CVC Brasil, com 794 lojas e 6.500 gentes independentes. A Operadora de viagens registrou no 4º trimestre no ano passado faturamento de R$ 59,6 milhões.


O balanço 2014 da ABF pode ser conferido no link: http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/Desempenho-Franchising-Brasileiro-2014.pdf 


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, O Boticário , ABF, Franchising 2015