Voz do cliente: a importância de escutar para inovar no setor de franquias de alimentação

Crepefy aderiu nova embalagem de crepe após sugestão de um cliente; rede já soma receita de R$ 3,6 milhões em 2024 com as vendas das franqueadas

Quem nunca ouviu falar em feedback do cliente? Em um mercado cada vez mais competitivo, a chave para o sucesso de qualquer empresa está na capacidade de ouvir o cliente e transformar suas ideias em produtos e serviços inovadores. Escutar o consumidor significa entender as vontades e expectativas dele diante de uma marca ou empresa e promover as melhorias necessárias.

De acordo com o relatório CX Trends 2023, que analisa as principais tendências de Customer Experience (experiência do cliente), 65% dos brasileiros já desistiram de comprar de uma empresa após uma experiência ruim. Dessa forma, é fundamental que os empresários estejam preparados para oferecer uma jornada positiva ao cliente dentro da marca.

Na Crepefy, rede de franquias especializada no modelo europeu de crepe francês, por exemplo, os treinamentos vão além de padronizar os produtos e o conceito da marca. Os franqueados também são treinados para atender com cordialidade, visando o perfil de cada cliente e o que ele deseja consumir.

“Nossos franqueados têm como meta manter as pontuações dos canais de delivery altas para manter as vendas aquecidas. Se a marca tiver uma boa nota nas plataformas, ela será recomendada para cada vez mais clientes. O time de suporte ao franqueado apoia ouvindo as sugestões de cada unidade para sempre melhorar a experiência do consumidor”, enfatiza o CEO da Crepefy, André Augusto.

Escutar para inovar

A participação ativa dos clientes no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços transforma consumidores em parceiros. O CEO da Crepefy conta ainda que essa parceria fortalece o relacionamento com o cliente e gera um sentimento de pertencimento e lealdade.

“A voz do cliente é uma fonte inestimável de insights. Sendo assim, conseguimos identificar oportunidades de inovação e desenvolver produtos que atendam às demandas”, disse André.

Falando em participação do público na criação de produtos ou processos, na Crepefy a opinião do cliente vale ouro. André relembra um case onde um consumidor deu uma sugestão de embalagem para o crepe doce.

“Inicialmente, o nosso crepe doce era entregue apenas na caixinha. Mas um cliente sugeriu que a gente colocasse uma folha de papel protetora para que o recheio não vazasse. Foi então que aderimos a ideia da folha de papel e se tornou padrão na loja”, explica o CEO da Crepefy.

A marca possui um cardápio amplo e diversificado com mais de 30 sabores de crepes doces, salgados e com opções vegetarianas.

Alimentação em alta

O cuidado com a experiência ao cliente precisa andar junto com o crescimento do setor de alimentação. Essa atenção não é apenas uma estratégia de marketing que melhora a satisfação do consumidor, mas também impulsiona o crescimento e a relevância da marca no mercado.

Por falar nisso, o segmento Alimentação Food Service registrou o segundo maior faturamento no 1º trimestre deste ano. Os números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram que o setor faturou mais de R$ 9,8 bilhões em 2024 – alta de 26,6% em comparação com os três primeiros meses de 2023.

No geral, o mercado de franquias registrou o maior faturamento para um 1º trimestre em seis anos. Segundo a ABF, o desempenho do setor referente aos três primeiros meses de 2024 chegou a R$ 60,5 bilhões, aumento de 19,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Atualmente, a Crepefy conta com 43 unidades abertas no Brasil, sendo que 22 foram inauguradas em 2024. Em relação às vendas dos produtos das lojas franqueadas, a empresa alcançou uma receita de R$ 3,6 milhões neste ano.