A Chiquinho Sorvetes surgiu na década de 80, quando “O Chiquinho” abriu uma modesta sorveteria na cidade de Frutal-MG para seu filho, Isaias Bernardes. O sorvete foi um sucesso. Tanto que cinco anos depois, a sorveteria inaugurou a 1ª filial na cidade de Guaíra, interior de São Paulo e a rede cresceu ao ser compartilhada com familiares. E a partir de 1996, a Chiquinho Sorvetes apostou no sorvete tipo soft, que é hoje o grande diferencial da marca.
Hoje, com 35 anos de mercado, a rede tem 380 lojas no Brasil e segue de olho no futuro e enfrentando os desafios de nosso tempo. Dentre eles, como não poderíamos deixar de perguntar, claro, a terrível recessão. Confira a entrevista com o CEO Isaias Bernardes de Oliveira, que falou conosco sobre esses e outros temas relevantes do setor.
Mapa das Franquias: Sabe-se que 35% do faturamento do Chiquinho Sorvetes corre no verão. A estação está aí. Mas a recessão também. É possível faturar, mesmo em um período tão difícil?
Isaias Bernardes de Oliveira: Sempre dá para faturar, o importante é nos movimentarmos sempre e não deixamos o medo nos paralisar.
Mapa das Franquias: Como é feita a logística de produtos que podem derreter no transporte no alto verão, por exemplo? Existem perdas?
Isaias Bernardes de Oliveira: Procuramos estimular o franqueado a sempre fazer a gestão do estoque consciente, fazendo compras suficientes para períodos mais curtos, visto que nossa entrega é realizada a cada 15 dias.
Mapa das Franquias: Qual o papel da gestão do franqueado no aumento das vendas e na logística?
Isaias Bernardes de Oliveira: Sim, o que fazemos é atrair clientes para as lojas, mas o trabalho da finalização da venda cabe ao próprio franqueado. Sobre a logística, cabe ao franqueado apenas realizar as compras, as entregas são de nossa responsabilidade.
Entrando no clima
Mapa das Franquias: Existe alguma forma de compensar a queda no faturamento nos períodos mais frios?
Isaias Bernardes de Oliveira: Sim, no inverno trabalhamos com um cardápio específico, que inclui cappuccinos, chocolates quentes, fondue de frutas e o exclusivo Canecake.
Mapa das Franquias: Qual a orientação para os franqueados suportarem o período sem grandes vendas, já que o setor tem sazonalidade?
Isaias Bernardes de Oliveira: O período de baixa é curto, visto que o clima do Brasil é bastante propício ao consumo de sorvete na maior parte do ano. Compensamos esse curto período com nossa campanha de inverno.
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