O setor de franquias já enfrentou crises com diferentes formas e intensidades, mas os impactos para os empresários deste importante setor da economia brasileira costumam ser semelhante. Alta inadimplência, descontrole financeiro nos caixas do franqueado, redução de vendas e, consequente a perda de receita, são preocupações constantes e que podem acarretar no fechamento do negócios. Para amenizar esses efeitos, é importante manter-se próximo ao franqueador e às orientações da marca.
“No franchising, deve existir uma espécie de co-criação, comemorando os resultados de uma franquia, mas também ajudando esse empresário nos momentos de dificuldades”, afirma André Quintela, vice-presidente de Operações Comerciais da Pearson. “Neste setor, o negócio é coletivo e jamais deve ser visto como franqueados de um lado de franqueadores do outro”.
Ainda de acordo com o executivo da multinacional britânica que, no Brasil é dona das marcas Wizard by Pearson, maior rede de idiomas do mundo, Yázigi e Skill, quem segue o modelo de negócios do franqueador e faz a transferência de valores agregados da marca para o dia a dia do seu negócio, geralmente sofre bem menos.
E ainda que seja um momento difícil, é comum que muitas oportunidades apareçam em meio à crises. Então, para ajudar os franqueados a identificarem essas situações e a passarem por elas sem grandes perdas, a Pearson reúne uma série de orientações. Confira abaixo:
– Independente da crise, o franqueado precisa se muito concentrar e saber de forma clara qual é a sua estratégia.
– Agilidade para fazer um diagnóstico. Saber onde estão os principais problemas.
– Se o franqueado tem uma escola de inglês e não pode oferecer aulas presenciais, ele deve implementar as virtuais. A Pearson, por exemplo, foi ágil ao disponibilizar as plataformas para os franqueados de todas as marcas de ensino de idiomas: Yázigi, Wizard by Pearson e Skill.
– Montar comitês e realizar reuniões semanais com os principais franqueados.
– Estabelecer um cronograma claro do momento, fazendo atualizações necessárias de acordo com o andamento da pandemia.
– Inserir campanhas para garantir a retenção do cliente e se manter atrás novos consumidores. As coisas não podem parar.
– Cuidar fortemente da parte de tecnologia.
– Elaborar um Plano de Retomada.
– Transformar o momento da crise para criar oportunidades e resultados positivos.