Softwares para gerir franquias: integração que gera resultados

As coisas mudaram muito no mercado de softwares de gestão nos últimos anos. Isso porque esse programas foram sendo cada vez mais customizados e direcionados para atender nichos. Antes, era necessário até  mesmo eliminar processos que não se encaixassem no modelo pronto. Felizmente, isso mudou.

Atualmente, os diferenciais de cada franquia não apenas são respeitados, mas incorporados aos sistemas de gestão, que são customizados de acordo com as particularidades de cada negócio. 

Além disso, a administração como um todo foi facilitada pela adoção de sistemas de gestão únicos, centralizados e integrados. 

Benefícios para o franqueado

Uma das promessas da maioria das empresas que disponibilizam softwares de gestão de franquias é a de permitir que o franqueado dedique mais tempo à qualidade dos produtos e atendimento aos clientes, sem ter de se preocupar demais com a gestão do negócio. 

Para tanto, existem hoje no mercado softwares voltados para segmentos, como, por exemplo, moda (incluindo calçados, joias e acessórios), perfumaria e cosméticos, facilitando não apenas a gestão da loja, mas o relacionamento com a franqueadora. Isso porque o envio de comunicados e notificações é padronizado e a conexão entre elas fica estabelecida online em tempo integral. 

Outro setor que pode se beneficiar desses softwares de gestão é o de food service, pois os programas ajudam a estabelecer a oferta sugerida e os combos de produtos, com controle do tempo de produção dos pedidos, balanço e fluxo de caixa por período, dentre outros benefícios. 

E confiar só na memória para lembrar o que foi conversado com a franqueadora a cada contato é coisa do passado. Uma espécie de “boletim de ocorrência” online registra essas informações e fica disponível para consulta. 

Em resumo, nenhum franqueado precisa “reinventar a roda” toda vez que for executar um procedimento, pois os passos simples e comuns do cotidiano já estão previstos e organizados para agilizar toda a operação em seus mais diversos aspectos.  

Até o CRM é “turbinado” por esses softwares. Mapear clientes por aniversário, estado, cidade, bairro, últimas compras e outros dados de perfil nunca foi tão fácil como é hoje. Está tudo online, com total segurança de dados, que costumam ficar hospedados nos grande datacenters especializados em armazenamento de informações com confidencialidade. 

Benefícios para a franqueadora

É claro que a padronização na gestão da rede de franquias também beneficia muito a franqueadora, com atualizações de cadastro de produtos em tempo real, centralização de dados dos franqueados e integração dos pedidos de compras entre franqueado e franqueador. Indicadores como faturamento, markup,  ticket médio e quantidade de peças vendidas, por exemplo, podem ser analisados com mais precisão e agilidade. 

A redução de custos é significativa e há um maior controle das operações e mais agilidade no dia-a-dia. Quando os royalties e taxas de propaganda são fechados automaticamente, por exemplo, o sistema gera boletos que ficam disponíveis na área do franqueado. 

E na hora de expandir a franquia, a tecnologia também ajuda, mapeando territórios e determinando o perfil do público de certas regiões, além de ajudar a determinar se elas comportam mais lojas da franquia.  

E ainda: existem softwares que captam cadastros de interessados na franquia diretamente da Associação Brasileira de Franquias, enviando a eles o questionário de qualificação automaticamente. A própria COF (Circular de Oferta de Franquia) bem como qualquer contrato podem ser enviados e monitorados pelo sistema. 

Com tudo isso, é fácil compreender que as palavras-chave para franqueadoras e franqueados são três: Informação, padronização e agilidade. Mas elas podem ser sintetizadas em uma só: lucratividade. Porque com a tecnologia para gestão de franquias, todos saem ganhando. 

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter