SOFT Ice Cream chega ao Estado da Bahia e intensifica expansão nacional

Com mais cinco lojas em implantação, a marca paranaense pretende atingir 10 unidades inauguradas até o final de 2024

A rede paranaense de sorvetes especiais SOFT Ice Cream ganhou destaque nacional por seus sorvetes de alto padrão e, agora, se prepara para inaugurar sua primeira unidade no Estado da Bahia, na cidade de Itabuna. Esta será a primeira operação da marca na região Nordeste, com inauguração prevista para o próximo mês de setembro. A nova loja faz parte do plano de expansão nacional da empresa, que conta com mais quatro operações em implantação: duas em Curitiba (PR), uma em Maringá (PR) e uma em Florianópolis (SC).

Matheus Krauze, sócio-fundador da SOFT Ice Cream, explica que a crescente expansão da marca não é baseada em uma procura ativa da empresa, que abriu a marca para franquias em 2023, mas sim do time comercial, que trabalha aliado às demandas dos franqueados locais. “Nos adaptamos bem em cidades a partir de 100 mil habitantes, o que nos permite desenvolver e crescer em diferentes mercados,” diz o empresário.

De família ligada ao setor sorveteiro, a ideia de desenvolver sua empresa própria veio após viagem a Hong Kong, quando Matheus viu o modelo de sorvete expresso com sabores diferentes dos servidos no Brasil. Em setembro de 2020, a primeira loja foi inaugurada na capital paranaense, e passou a se especializar em sorvetes artesanais e máquinas de sorvetes expresso.

“Vemos muito potencial na expansão da marca na Bahia. Como nossa cidade natal é a capital mais fria do Brasil, aprendemos a lidar com a sazonalidade e a necessidade de desenvolvermos novos produtos para o nosso mercado. Crescer em regiões mais quentes, traz novas possibilidades de desenvolver nossa criatividade e potencial da empresa,” conta Krauze. O empresário reforça, que enquanto o tempo médio de retorno do investimento do franqueado é de 18 a 20 meses, em regiões mais quentes, ele pode ser reduzido.

Com modelo enxuto e atrativo, e investimento a partir de R$189 mil, a criatividade é um dos grandes diferenciais da marca, que além dos sorvetes soft trabalha com sobremesas e milkshakes. O sorvete de chocolate leva um blend de cacaus importados, conferindo sabor e cor intensos, enquanto a casquinha de chocolate é receita exclusiva de fornecedor parceiro, produzida com cacau black. A marca conta também com uma opção de sorvete vegano, à base de água, que leva uma mistura de frutas vermelhas, incluindo morango, framboesa, mirtilo e amora.

As operações em implantação, com previsões de abertura para 2025, unem-se às seis lojas já em funcionamento, sendo duas lojas em sua cidade natal, Curitiba, e unidades em Varginha (MG), Balneário Camboriú (SC), Apucarana (PR) e Ponta Grossa (PR). Até o fim de 2024, a empresa pretende contar com 10 lojas inauguradas, e mais 10 em implantação.

“Nosso produto tem uma qualidade altíssima, desenvolvemos um processo unindo os melhores insumos com a técnica italiana de produção de gelatos, criando um sorvete extremamente saboroso,” complementa.