Conhecida tradicionalmente por ser a capital dos botecos, esse segmento em Belo Horizonte-MG passou por tempos bem difíceis durante o pior momento de pandemia, porém agora registra uma recuperação surpreendente, superando o período pré-covid-19.
A crise econômica resultou no fechamento de 3,5 mil dos 12 mil restaurantes e bares da capital mineira. Além disso, segundo os dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), até o fim de 2020, cerca de 30 mil pessoas desse setor ficaram desempregadas.
Apesar do momento complicado vivido pelo segmento, o que mais impressiona atualmente é a sua recuperação. Pois, ainda conforme o levantamento, no começo deste ano a capital mineira já contava com 14,5 mil empresas do setor, resultando em mais de 130 mil empregos diretos gerados.
Belo Horizonte é considerada uma das cinco melhores cidades do país para se empreender, de acordo com o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022.
Franquias food service estão em alta no estado
As franquias do segmento de food service também estão se recuperando do momento mais crítico da crise sanitária. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes desse setor em 2021 no estado mineiro foi de R$ 1.975 bilhões, sendo que em 2020 a arrecadação total foi de R$ 1.823 bilhões, gerando um aumento de 8,3%.
Além disso, as unidades de franquias desse ramo em Minas Gerais foram para 2.022 no ano passado, sendo que, em 2020 esses números não passavam de 1.893 lojas, resultando em um aumento de 6,8%.
Uma das redes que aproveitou esse bom momento da região e investiu em uma unidade na capital mineira foi a FiChips Food – franquia de food service com pratos típicos do Reino Unido – que inaugurou sua primeira unidade na cidade em março deste ano.
Realizando o sonho do negócio próprio
Com uma localização centralizada no bairro de Lourdes, mais precisamente na avenida Álvares Cabral, 363, a unidade da FiChips de Belo Horizonte tem o comando do engenheiro eletrônico Sérgio Jorge Saliba Júnior, 43 anos, e do seu sócio e administrador de empresas Pedro Boerger Machado, 39 anos, que juntos realizaram o sonho de montar o primeiro negócio próprio.
Sérgio Saliba explica que resolveu investir na rede pelo fato de notar o bom momento que o segmento atravessa em Belo Horizonte. “Com a alta procura pelo setor, além de ser um modelo de negócio que se encaixa ao que eu procurava, percebi que era um bom momento para investir.”
Segundo Saliba, o investimento inicial realizado na franquia foi de R$ 300 mil, além disso, atualmente ele emprega oito pessoas diretamente. “Com o negócio em alta e uma rede que conta com vários diferenciais, nos faz estipular um faturamento de R$ 550 mil ainda neste ano.”
Diferenciais para atrair mais clientes
Além de estar em uma boa localização, algo que facilita o acesso dos clientes até o local, a FiChips de Belo Horizonte conta várias atrações sem contar com a comida típica inglesa que é servida todos os dias.
A unidade conta com o tradicional happy hour, indicado para os trabalhadores da região que curtem passar um momento de descontração após o horário de expediente. “Aqui é um ponto com bastante empresa, com isso, aqueles que gostam de sair do trabalho e beber um chopp irão encontrar promoções especiais para curtir esse momento”, diz o empresário.
O happy hour da unidade é de segunda e terça-feira, das 16 horas até o encerramento das atividades e na quarta e quinta-feira, das 16 horas até às 20 horas. O franqueado da FiChips ainda detalha que as promoções para esse horário são sempre no chopp pilsen e IPA. “Além do happy, nós também trabalhamos uma outra maneira de atrair os clientes para o nosso restaurante, que é através de shows com bandas de pop rock internacional”, detalha Saliba.
Para os casais que amam curtir a noite, mas que não dispensam a companhia dos seus filhos, o local oferece um espaço kids para que as crianças também possam curtir. “Nosso espaço kids é totalmente com a temática inglesa, com o tradicional ônibus inglês ilustrado no ambiente, espaço para que as crianças façam desenhos em papel e também na lousa, além de uma televisão com programação infantil”, explica Sérgio.
Cardápio atrativo
A FiChips Food conta com um cardápio de comidas tipicamente inglesa, sendo bem aceita pelo público que frequenta o local. “Desde que inauguramos, a nossa comida sempre foi muito bem aceita e com um feedback sempre positivo por parte da população mineira”, conta Sérgio.
Na unidade da capital de Minas Gerais os produtos que estão sempre em alta são o lanche London Burguer e a porção Fish and Chips, representando quase 50% das vendas de todos os produtos da loja.
“Além desses, temos um cardápio repleto, com diversas opções, como fish e onion, onion rings, fritas, batata recheada, escondidinho inglês, opções de salada, pratos executivos e as tábuas de aperitivos”, finaliza Sérgio Saliba.