Estima-se que o mercado de pizzarias em São Paulo figure entre os maiores do país, com cerca de 11 mil estabelecimentos. Números considerados – até certo ponto – assustadores e que exigem dos novos empreendedores e franqueados um jogo de cintura e uma criatividade acima de média para fazer frente à concorrência, que se desdobra em busca de um diferencial que a coloque em destaque neste cenário.
Para se ter uma ideia de como anda o segmento, cada empresa do ramo tem que acompanhar cada dia mais os gostos mais diversificados dos consumidores. Se antigamente os finais de semana eram os períodos preferidos para o consumo, hoje em dia a vontade de comer uma boa pizza se distribui quase que igualmente pelos sete dias.
Enquanto algumas pessoas são fãs do delivery, pela praticidade que este sistema oferece, outras preferem degustar na própria pizzaria, ao passo que até algumas padarias abrem as suas portas à noite para rodízios, e supermercados já oferecem semiprontas para o consumo na residência do cliente. Fato é que o sem-número de opções de franquias, preços e entregas obrigam uma especialização cada dia mais aprofundada e sistemática para obter uma boa posição no consumo, que é estimado em cerca de 1 milhão de pizzas por dia.
Os meses de janeiro e fevereiro, onde as férias estão fervilhando, são exemplos importantes de que os empresários e franqueados têm que ficar atentos aos movimentos do mercado. Em geral, os pedidos migram da capital para o litoral e as entregas se complicam para quem não tem uma infraestrutura diversificada e nem um considerável capital de reserva, o que pode significar uma queda de consumo nas franquias na capital e um crescimento nos estabelecimentos próximos às praias e ao interior.
Por ser um mercado extremamente competitivo, São Paulo é responsável pela falência de mais de 50% de empresas no seu primeiro ano de vida, consequência principalmente de uma gestão mal feita, que não consegue entender a concorrência e nem adequar o preço do produto.
E é por esse motivo que o mais aconselhável é que aqueles que pretendem ingressar no segmento procurem estudar bem o mercado, além de buscar palestras e consultorias de marketing e finanças especializados, como o Sebrae, que oferece ao associado o Programa Empresas Avançadas, que dá acesso a técnicas modernas para aumentar o poder de inovação.
Outro ponto que parece comum às franquias de sucesso e que deve ser olhado com bons olhos pelos empresários do ramo é o diferencial do produto. Em geral, grandes marcas reduzem a quantidade de sabores e investem numa massa mais leve, com menos fermento ou com ingredientes incomuns para o preparo. Ou, ainda, apostam em receitas que permitem um tempo de validade maior dos ingredientes, o que possibilita a compra antecipada por preços mais baratos e estocagem por mais tempo.
Não é verdade que seja impossível fazer sucesso com uma nova franquia de pizzas em São Paulo, mas não há nada mais saboroso e saudável para uma empresa deste segmento do que a especialização e a busca constante por novas opções.
São pizzarias que operam sob o sistema de franquia e possuem pelo menos uma unidade em São Paulo: Arquitetos Da Pizza, Mixirica Pizza, Patroni Pizza, Sabor em Pedaço, Conepizza, Didio Pizza, Domino’s Pizza, Don Carlo Pizzaria, Itali Genils Pizzas, Mimmas Pizza Pre-assada, Mister Pizza, O Pedaco da Pizza, Os Muzzarellas, Cezanne Pizzeria, Babbo Giovanni, Super Pizza Pan e Pizza Hut.